Introdução à educação digital: orientações a(o) cursista
Vivemos em um cenário sócio-cultural que afeta e modifica nossos hábitos, nossos
modos de trabalhar e de aprender, além de introduzir novas necessidades e desafios relacionados
à utilização das tecnologias de informação e comunicação - TICs. Os computadores
começam a se fazer presentes em todos os lugares e, junto às novas possibilidades
de comunicação, interação e informação advindas com a Internet, provocam transformações
cada vez mais visíveis em nossas vidas.
O curso Introdução à Educação Digital foi organizado visando a familiarizar, motivar e
preparar os professores da rede pública de educação básica a utilizar computadores e
seus aplicativos, bem como recursos tecnológicos disponíveis pela Internet. Não se trata
de um curso que reduz o uso do computador a processos meramente operativos, embora
reconheçamos que dominá-los é etapa necessária para a construção de esquemas
mentais que facilitem seu uso. Trata-se de um curso que estimula o professor e o gestor
escolar a refletir sobre o porquê e o para que utilizar essas tecnologias, oferecendo os
instrumentos tecnológicos como meios para desenvolver atividades significativas e refletir
sobre diversos temas que fazem parte de sua prática docente.
É um curso que requer do professor e do gestor escolar esforço e diálogo criativo e
competente sobre o que pensa e sabe sobre as características dos recursos tecnológicos
apresentados, os temas escolhidos, atividades propostas e sobre o pensamento e
as produções dos demais participantes. Durante o o curso, espera-se que professores e
gestores escolares possam:
• Conhecer e vivenciar atividades com recursos básicos de computadores e Internet.
• Organizar e sistematizar conteúdos em vários tipos de textos.
• Participar de atividades e experiências comunicativas e cooperativas de aprendizagem.
• Buscar soluções aos desafios provocados pelas múltiplas possibilidades de trajetos
de estudo e pesquisa, leitura, navegação, elaboração, socialização, produção, publicação
de idéias, reflexões.
• Refletir sobre propostas para dinamizar sua prática pedagógica e a vivência de seus
alunos.
Vivemos em um cenário sócio-cultural que afeta e modifica nossos hábitos, nossos
modos de trabalhar e de aprender, além de introduzir novas necessidades e desafios relacionados
à utilização das tecnologias de informação e comunicação - TICs. Os computadores
começam a se fazer presentes em todos os lugares e, junto às novas possibilidades
de comunicação, interação e informação advindas com a Internet, provocam transformações
cada vez mais visíveis em nossas vidas.
O curso Introdução à Educação Digital foi organizado visando a familiarizar, motivar e
preparar os professores da rede pública de educação básica a utilizar computadores e
seus aplicativos, bem como recursos tecnológicos disponíveis pela Internet. Não se trata
de um curso que reduz o uso do computador a processos meramente operativos, embora
reconheçamos que dominá-los é etapa necessária para a construção de esquemas
mentais que facilitem seu uso. Trata-se de um curso que estimula o professor e o gestor
escolar a refletir sobre o porquê e o para que utilizar essas tecnologias, oferecendo os
instrumentos tecnológicos como meios para desenvolver atividades significativas e refletir
sobre diversos temas que fazem parte de sua prática docente.
É um curso que requer do professor e do gestor escolar esforço e diálogo criativo e
competente sobre o que pensa e sabe sobre as características dos recursos tecnológicos
apresentados, os temas escolhidos, atividades propostas e sobre o pensamento e
as produções dos demais participantes. Durante o o curso, espera-se que professores e
gestores escolares possam:
• Conhecer e vivenciar atividades com recursos básicos de computadores e Internet.
• Organizar e sistematizar conteúdos em vários tipos de textos.
• Participar de atividades e experiências comunicativas e cooperativas de aprendizagem.
• Buscar soluções aos desafios provocados pelas múltiplas possibilidades de trajetos
de estudo e pesquisa, leitura, navegação, elaboração, socialização, produção, publicação
de idéias, reflexões.
• Refletir sobre propostas para dinamizar sua prática pedagógica e a vivência de seus
alunos.
Bons estudos, Rangel.
Referência: E:\Material de Apoio\apostila_press.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário