domingo, 29 de novembro de 2009
Educação a distância.
Censo aponta grande aumento do número de matrículas e cursos
Sexta-feira, 27 de novembro de 2009 - 15:28
Com a matrícula de 728 mil alunos em 2008, a educação a distância mostra um crescimento de 96,9% em relação a 2007, quando seu número mal superava 369 mil. Este é um dos índices registrados pelo Censo da Educação Superior em relação a essa modalidade de ensino, que comemora nesta sexta-feira, 27, o seu dia nacional.
O censo aponta aumento expressivo no número de ingressos, matrículas, concluintes e oferta de cursos. Para o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Reynaldo Fernandes, a expansão da educação a distância é um fenômeno mundial. “Esses dados mostram a ampliação do ingresso no ensino superior para um público que, por estar distante dos grandes centros, tem dificuldades de acesso à educação”, afirma Fernandes.
O número de cursos a distância passou de 408, em 2007, para 647, em 2008, de acordo com o censo. Fernandes avalia que a ampliação, apesar de se destacar em relação a outras modalidades, não foi excessiva. “A educação a distância cresce tanto no Brasil quanto em outros países, porque é uma forma de acesso à educação. No Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), os alunos dessa modalidade têm avaliação igual ou superior aos da graduação presencial”, observa.
A secretária de Educação Superior do MEC, Maria Paula Dallari Bucci, destacou que o aumento da oferta de vagas em cursos de graduação se deve à Universidade Aberta do Brasil (UAB), instrumento de formação de professores, criado pelo MEC em 2005. Nos últimos três anos, foram investidos cerca de R$ 760 milhões em 556 polos, em parceria com universidades, institutos federais de educação profissional e tecnológica, municípios e estados.
Outro ponto salientado pela secretária foi a garantia de qualidade por meio do trabalho de supervisão. “A Secretaria de Educação a Distância (Seed) tem feito supervisão nas instituições que ofertam a modalidade e inclusive descredenciou uma, a Universidade do Tocantins (Unitins), que não atendia as exigências de qualidade do MEC”, disse.
A Seed já submeteu a supervisão 38 instituições que oferecem cursos a distância, o que corresponde a 68% dos estudantes da modalidade. Até o momento, 12 assinaram termos de saneamento, quatro estão com notas técnicas sendo preparadas, seis em análise e 15 em fase de visitas.
Rafania Almeida
Palavras-chave: Educação a distância, Universidade Aberta, Seed
Mais informações no site: http://portal.mec.gov.br/;
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
Torpedo: escola de São Paulo avisará sobre frequência dos filhos por celular
Marcelle Ribeiro - O Globo.
SÃO PAULO - Uma escola estadual de São Paulo vai usar mensagens de texto pelo celular para avisar os pais sobre a presença dos alunos, numa iniciativa pioneira, que tenta deixar pais mais tranquilos em relação à educação e à segurança dos filhos. Desde fevereiro deste ano, na Escola Estadual Osvaldo Martins, em Osvaldo Cruz, cidade a 532 km da capital paulista, os estudantes registram a impressão digital num leitor biométrico ao chegar. A medida fez as aulas renderem mais, já que os professores não perdem mais os 10 minutos habituais para fazer a chamada oral.
Fonte: http://oglobo.globo.com/
TV Escola.
A TV Escola é um canal do Ministério da Educação, sobre educação e para a educação. No ar 24 horas por dia, o canal exibe os melhores documentários e séries nacionais e internacionais. Para professores é uma ferramenta de formação continuada, pois, além dos vídeos, exibe comentários e dicas pedagógicas. Para os alunos, uma fonte de conhecimento e aprendizagem sobre História, Ciências, Matemática, Geografia, Língua Portuguesa e todas as outras áreas curriculares da Educação Básica. Mais detalhes em: http://portal.mec.gov.br/tvescola/
quinta-feira, 26 de novembro de 2009
Educação a distância.
Formação deve ter cursos a distância e mais tecnologia
Quinta-feira, 26 de novembro de 2009 - 12:17
A educação a distância na formação do professor, que precisa ter acesso a novas tecnologias para não parar no tempo, foi um dos temas debatidos no 1º Encontro Internacional do Sistema Universidade Aberta do Brasil, promovido em Brasília pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os participantes defenderam também a integração dos ensinos presencial e a distância. “Em um futuro próximo, as modalidades presencial e a distância podem convergir e essa conjunção tem de começar pelo ensino superior, que vai formar os professores, que vão levar essa nova qualidade para a escola básica”, disse a professora e pesquisadora Maria Luiza Belloni, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ela defende a educação a distância na formação de professores. De acordo com pesquisa da UFSC, 30% dos alunos entrevistados acreditam que a internet pode substituir a escola. “Para que isso não aconteça, é necessário que o professor saiba trabalhar com as novas tecnologias e não continue de costas para o futuro”, disse Maria Luiza. A coordenadora do polo de Mineiros (GO) da Universidade Aberta do Brasil (UAB), Dominga Maria Hoffman, destacou a disposição do governo de estender a formação de professores a todo o país. Segundo ela, a educação a distância leva o aprendizado para dentro da casa do professor e melhora a qualidade do ensino. Em palestra durante o encontro, o conselheiro de educação da Embaixada da Espanha, Jesus Martins Cordero, considerou tornar obrigatória parte da formação do professor a distância, caso viesse a ser ministro da educação daquele país. “Eu faria com que fosse obrigatório, mesmo na universidade convencional”, disse. “Se não formos instruídos dessa forma, não conseguiremos passar essa informação para a frente, no futuro.”
Assessoria de Imprensa da Capes
Palavras-chave: UAB, encontro internacional, professor, formação
Mais detalhes em: http://portal.mec.gov.br/index.php;
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Educação a distância vale a pena?
De 2000 para cá, a chamada EAD cresceu 45.000% em números de alunos no país. Muita gente, no entanto, ainda fica de pé atrás com quem tirou diploma de Pedagogia ou Licenciatura nessa modalidade de ensino. Para avaliar se isso é puro preconceito, veja o que é mito e verdade nessa área no site da Revista Nova escola: http://revistaescola.abril.com.br;
Currículo, Projetos e Tecnologia
Nesta minha escalada como multiplicador do ProInfo, acompanho um trabalho muito interessante que é o projeto Amora (O Projeto Amora objetiva a reestruturação curricular caracterizada pelos novos papéis do professor e do aluno demandados pela construção compartilhada de conhecimentos a partir de projetos de aprendizagem e integração das tecnologias de informação e comunicação ao currículo escolar. http://www.amora.cap.ufrgs.br/; Faça uma visitinha e deixe a sua contribuição!!! O Blog do projeto Amoras ao longo dos ultimos 10 anos, vem sendo considerado um modelo de trabalho que visa o desenvolvimento da autonomia e criatividade dos alunos, e tem assinatura da professora Léa Fagundes.Rangel.
terça-feira, 24 de novembro de 2009
Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
Nesta terça feira dia 24.11.2009. às 14:00 hs, tivemos o encontro presencial da Turma I do Curso: ensinando e aprendendo com as TIC do Curso de Educação Continuada - 100 hs. No encontro foi feita a sintese do que foi estudado na unidade III e demos início ao processo de socialização da unidade IV. Currículo, Projetos e Tecnologia. Escola diante desse novo panorama: currículo, projetos e tecnologia na escola. Após a palestra de sensibilização e orientação das leituras e atividades a ser postadas. Os alunos socializaram as suas atividades construídas e postadas na Biblioteca - material do alunos e apresentaram a evolução e desenvolvimento dos Blogs. Foto.
Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
Nesta terça feira dia 24.11.2009. às tivemos o encontro presencial da Turma II do Curso: ensinando e aprendendo com as TIC do Curso de Educação Continuada - 100 hs. No encontro foi feita a sintese do que foi estudado na unidade II e demos inícios ao processo de socialização da unidade III. Prática Pedagógica e Mídias Digitais. Escola diante desse novo panorama da sociedade/tecnologi na escola. Após a palestra de sensibilização e orientação das leituras e atividades a ser postadas. Os alunos socializaram as suas atividades construídas e postadas na Biblioteca - material do alunos e apresentaram a evolução e desenvolvimento dos Blogs. Foto.
Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica
Educação profissional é estratégica para inserção do Brasil no mundo, afirma Lula
Segunda-feira, 23 de novembro de 2009 - 22:53
Na abertura do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica nesta segunda-feira, 23, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que a inserção do Brasil no cenário mundial tem como pré-requisito a formação do povo. “Nesse sentido, a educação profissional é estratégica”, ressaltou.
Segundo o presidente, mais importante do que o número de novas escolas criadas nos últimos sete anos – 96 até agora – é a mudança de paradigma que permitiu a melhoria da qualidade do ensino. Para debater as políticas públicas na área da educação profissional e tecnológica, estudantes, professores e especialistas de 16 países vieram a Brasília participar do fórum.
Mais detalhes: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=14663;
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
Seja um Professor!!!!
Como se tornar um professor?
Requisitos: Podem lecionar nos Ensinos Fundamental e Médio das escolas de Educação Básica, os graduados em licenciaturas e Pedagogia. Na Educação Infantil (creches e pré-escolas) e nos quatro primeiros anos do Ensino Fundamental, admitem-se professores com formação mínima de nível médio, na modalidade normal. Porém, o projeto de lei 5.395/09, que tramita no Congresso Nacional, prevê que apenas a Educação Infantil admita professores com formação mínima de nível médio, na modalidade normal.
Para ingressar como professor de qualquer instituto federal, basta apenas a graduação. Entretanto, o plano de carreira prevê uma retribuição por titulação, que aumenta o salário caso o professor tenha mestrado, doutorado ou mesmo especialização.
Os docentes das universidades federais precisam ter ao menos grau de mestre, para concorrerem aos cargos dos concursos, pois atuam especificamente no Ensino Superior. As carreiras das instituições federais também prevêe. Maiores informações no Portal do Mec:
http://sejaumprofessor.mec.gov.br/
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnologica
O Fórum Mundial de Educação (FME) é um movimento pela cidadania e pelo direito universal à educação. Em novembro de 2009, o FME terá pela primeira vez uma versão dedicada à educação profissional e tecnológica. O Brasil será sede do evento, que acontece entre os dias 23 e 27 de novembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, capital federal do Brasil.
Estudantes, professores, pesquisadores, trabalhadores, governos, sindicatos, associações e pessoas da sociedade civil organizada de todo o mundo integram o público do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT). A expectativa é que 15 mil pessoas circulem pelo evento. A programação será dividida em três eixos temáticos. O primeiro trata de educação, trabalho e desenvolvimento sustentável; o segundo é sobre educação, culturas e integração e o terceiro discutirá educação, ética, inclusão e diversidade. mais detalhes no site: http://portaldomec.gov.br; ou
Comitê Organizador do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica
Ministério da Educação
Esplanada dos Ministérios, Bloco L - Ed Sede - Sala 413
Brasília/DF
CEP 70047-900
fmept@mec.gov.b
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
Tecnologia: Equipamento multimídia é nova ferramenta para as atividades escolares
O NTE - Núcleo de Tecnologia Educacional do Amapá, agora conta com uma nova ferramenta para levar mais conhecimento para a sala de aula. O Projetor Proinfo, que reúne em um único equipamento projeção, computador e acesso à internet. Esta tecnologia já está sendo usado pelos alunos e professores do Centro Educacional 2 do Guará (CED 02), no Distrito Federal,diariamente pelas turmas do oitavo ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio.
A escola é uma das 89, em todo país, que receberam o aparelho multimídia do Ministério da Educação. Até o final do ano, outras 261 instituições, entre escolas públicas, coordenações estaduais do Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo Integrado) e representações estaduais da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undimes) deverão receber uma unidade do projetor.
Ao todo, 350 instituições participam dessa fase piloto. No CED 02, os professores garantem que ficou mais fácil conseguir a atenção dos alunos. “O aparelho é utilizado até mesmo nas aulas de educação física. Eles assistem vídeos e material especial preparado pelos professores para depois colocar em prática, na quadra, o que aprenderam na teoria”, conta o professor de informática Antônio Carlos de Oliveira Bello.
Bello revela que o Projetor Proinfo não é apenas uma ferramenta para os docentes. Pela praticidade do equipamento, os estudantes também descobriram um aliado para realizar suas atividades. “Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20, os alunos prepararam vídeos que serão apresentados nesta terça-feira, 17, em sala com auxílio do projetor para as turmas do primeiro ao terceiro ano do ensino médio”, diz.
Para o secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação, Carlos Eduardo Bielschowsky, um dos idealizadores do Projetor Proinfo, as escolas públicas brasileiras entram em uma nova fase da era digital ao começar a usar um equipamento inovador em suas salas de aula. “Não será mais necessário se preocupar em montar equipamento. O projetor é portátil e de fácil manuseio”, afirma. Rafania Almeida. Fotos: Professor Roseane Cordenadora Pedagógica do NTE - Ap. Fazendo a apresentação do equipamento aos cursistas do Curso de formação continuada em Tecnologias na Educação.
Escolas que receberam o Projetor Proinfo
maiores informações em:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=14633; acessado em 18.11.2009 às 06:04 hs
terça-feira, 17 de novembro de 2009
Inclusão Digital
O Intel Reader é um dispositivo, com dimensões parecidas com a de um livro, com o objetivo de ajudar pessoas que tem problemas de leitura e de visão. Após colocar o conteúdo de um livro, ele lê o texto para o usuário. O equipamento vem com o processador Intel Atom e uma câmera de alta resolução, que tem a utilidade de capturar imagens com texto, para serem decifradas Divulgadas. mais detalhes em: http://tecnologia.uol.com.br/album/gadgets_album.jhtm?abrefoto=30
O Profissional do Futuro em TI
Digital - O profissional do futuro em TI
A tecnologia é uma das áreas mais desafiadoras para os jovens talentos.
O artigo faz uma análise das exigências para aqueles que buscam uma carreira nesse mercado.
A palavra tecnologia vem do grego - tekhno - e designa todo o conhecimento voltado ao desenvolvimento de técnicas, métodos e ferramentas essenciais para a evolução da humanidade e sua sobrevivência.
A tecnologia é hoje uma das áreas mais desafiadoras para os jovens talentos, e as escolhas por aquilo que vão desenvolver ao entrar para o mercado de trabalho começam cada vez mais cedo. Por isso, precisamos analisar quais são as exigências para aqueles que vão ingressar nas carreiras ligadas à tecnologia da informação (TI).
Há muito o profissional da área de TI deixou de ser sinônimo de alienado, aquele sujeito com problemas de relacionamento pessoal, vulgarmente conhecido como nerd. Esse fato não é só mera questão de avaliação da popularidade da categoria, pois as empresas sofrem pela falta de profissionais capacitados. Poucos gostam de ter sua imagem associada à figura do nerd. mais detalhes em: http://br.hsmglobal.com/notas/55399-o-profissional-do-futuro-em-ti;
Por Fábio Gomes Ferreira (Diretor de tecnologia da Nevoa Networks. Seu e-mail é linknevoa@linkportal.com.br )
HSM Online
13/11/2009
Fonte: http://br.hsmglobal.com/notas/55399-o-profissional-do-futuro-em-ti;
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC
segunda-feira, 2 de novembro de 2009
Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC
Dia: 29.10.2009. Quinta-feira. Continuação da Construção do Projeto de Aprendizagem.
Dia: 30.10.2009. Sexta-feira. Continuação da Construção do Projeto de Aprendizagem.
Dia: 30.10.2009. Sexta-feira. Continuação da Construção do Projeto de Aprendizagem.
Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC
Dia: 28.10.2009. Quarta-feira.
Atividade 1.7- Fórum. Como fazer: do editor de texto elaborar um relato sobre uma experiência desenvolvidas com projetos em seu dia-a-dia como professor.
Atividade 1.8- Biblioteca Material do Aluno. Como fazer: Planejar uma proposta de um projeto de aprendizagem , para ser trabalho com os alunos no período do curso e ser utilizado como trabalho de conclusão (buscar modelo de proposta no portal do MEC, ajustar para a sua realidade) construir uma apresentação (slides), socialização do resultado e análise da pesquisa sobre trabalhos projetos. Tema: Pesquisa. Subtema: Trabalhos por Projetos. Apoio: http://www.tvebrasil.com.br/salto (fazer o download do livro do Salto para o Futuro: Integração das Tecnologias na Educação) o artigo : Pedagogia de projetos fundamentos e implicações. PRADO, M.E.B.B., In ALMEIDA, M.E. B. e MORAN, J. M.
Atividade 1.7- Fórum. Como fazer: do editor de texto elaborar um relato sobre uma experiência desenvolvidas com projetos em seu dia-a-dia como professor.
Atividade 1.8- Biblioteca Material do Aluno. Como fazer: Planejar uma proposta de um projeto de aprendizagem , para ser trabalho com os alunos no período do curso e ser utilizado como trabalho de conclusão (buscar modelo de proposta no portal do MEC, ajustar para a sua realidade) construir uma apresentação (slides), socialização do resultado e análise da pesquisa sobre trabalhos projetos. Tema: Pesquisa. Subtema: Trabalhos por Projetos. Apoio: http://www.tvebrasil.com.br/salto (fazer o download do livro do Salto para o Futuro: Integração das Tecnologias na Educação) o artigo : Pedagogia de projetos fundamentos e implicações. PRADO, M.E.B.B., In ALMEIDA, M.E. B. e MORAN, J. M.
Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC
Dia. 27.10.2009. Terça-feira.
Atividade 1.5- Biblioteca: Material do Aluno. Como fazer: Assistir um Programa TV Escola e Analisar uma experiência didática na qual os recursos tecnológicos envolva conteúdos curriculares. Fazer um fichamento e postar com o Tema: Tecnologias e currículos Subtema: Fichamento.
Atividade 1.6- Diário de Bordo. Como fazer: Assistir o vídeo(CD) “ o uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica, fazer comentários a respeito, .Registre o aspecto que chamou atenção sobre o papel do professor.
Atividade 1.5- Biblioteca: Material do Aluno. Como fazer: Assistir um Programa TV Escola e Analisar uma experiência didática na qual os recursos tecnológicos envolva conteúdos curriculares. Fazer um fichamento e postar com o Tema: Tecnologias e currículos Subtema: Fichamento.
Atividade 1.6- Diário de Bordo. Como fazer: Assistir o vídeo(CD) “ o uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica, fazer comentários a respeito, .Registre o aspecto que chamou atenção sobre o papel do professor.
Assinar:
Postagens (Atom)
Seguidores
Arquivo do blog
-
▼
2009
(100)
-
▼
novembro
(18)
- Educação a distância.
- Torpedo: escola de São Paulo avisará sobre frequên...
- TV Escola.
- Educação a distância.
- Educação a distância vale a pena?
- Currículo, Projetos e Tecnologia
- Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo co...
- Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo co...
- Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica
- Seja um Professor!!!!
- Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnologica
- Tecnologia: Equipamento multimídia é nova ferramen...
- Inclusão Digital
- O Profissional do Futuro em TI
- Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo co...
- Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo co...
- Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo co...
- Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo co...
-
▼
novembro
(18)