quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Tecnologia: Equipamento multimídia é nova ferramenta para as atividades escolares





O NTE - Núcleo de Tecnologia Educacional do Amapá, agora conta com uma nova ferramenta para levar mais conhecimento para a sala de aula. O Projetor Proinfo, que reúne em um único equipamento projeção, computador e acesso à internet. Esta tecnologia já está sendo usado pelos alunos e professores do Centro Educacional 2 do Guará (CED 02), no Distrito Federal,diariamente pelas turmas do oitavo ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio.
A escola é uma das 89, em todo país, que receberam o aparelho multimídia do Ministério da Educação. Até o final do ano, outras 261 instituições, entre escolas públicas, coordenações estaduais do Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo Integrado) e representações estaduais da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undimes) deverão receber uma unidade do projetor.
Ao todo, 350 instituições participam dessa fase piloto. No CED 02, os professores garantem que ficou mais fácil conseguir a atenção dos alunos. “O aparelho é utilizado até mesmo nas aulas de educação física. Eles assistem vídeos e material especial preparado pelos professores para depois colocar em prática, na quadra, o que aprenderam na teoria”, conta o professor de informática Antônio Carlos de Oliveira Bello.
Bello revela que o Projetor Proinfo não é apenas uma ferramenta para os docentes. Pela praticidade do equipamento, os estudantes também descobriram um aliado para realizar suas atividades. “Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20, os alunos prepararam vídeos que serão apresentados nesta terça-feira, 17, em sala com auxílio do projetor para as turmas do primeiro ao terceiro ano do ensino médio”, diz.
Para o secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação, Carlos Eduardo Bielschowsky, um dos idealizadores do Projetor Proinfo, as escolas públicas brasileiras entram em uma nova fase da era digital ao começar a usar um equipamento inovador em suas salas de aula. “Não será mais necessário se preocupar em montar equipamento. O projetor é portátil e de fácil manuseio”, afirma. Rafania Almeida. Fotos: Professor Roseane Cordenadora Pedagógica do NTE - Ap. Fazendo a apresentação do equipamento aos cursistas do Curso de formação continuada em Tecnologias na Educação.
Escolas que receberam o Projetor Proinfo
maiores informações em:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=14633; acessado em 18.11.2009 às 06:04 hs

4 comentários:

castelo38 disse...

Mais uma novidade de primeira grandeza. espero que chegue logo na escola, para que possamos nos apropriarmos dos recursos disponibilizados nessa nova ferramenta tecnológica.
Um abraço Professor Rangel.
Atenciosamente,
José Castelo

Rangel disse...

Oi Castelo tudo bem? Obrigado pelo comentário!!! Esperamos que está novidade como você colocou não demore muito!!! Rangel.

Tecnologias Assistivas disse...

Olá querido Rangel, com certeza o projetor multimídia é um grande aliado para as escolas, pois assim a tecnologia se aproxima do educando e o professor tem a possibilidade de enriquecer suas metodolgias e tornar o processo educativo mais dinâmico e interativo. Parabés pelas informações disponibilizadas em seu blog!

soely disse...

Olá Mestre!
Gostei da novidade! Essa é mais uma das diversas ferramentas teconólogicas que o professor pode utilizar para incrementar e inovar suas aulas. Até parece coisa de primeiro mundo. Tomara que as escolas públicas de Macapá possam também desfrutar dessa novidade. Por falar nisso, você já conhece "Le Tableau Blanc Interactif"?

Seguidores

Arquivo do blog