sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Semana Pedagógica na Escola Estadual Coelho Neto

Nesta Quinta feira dia 09.02.2012, ministramos uma palestra na Escola estadual Coelho Neto, com tema: construindo a Autonomia da Escola,  como parte da programação da semana pedagógica, organizado pela coordenação pedagógica da escola. Alguns trechos da palestra:
"Sobre o tema:
  •  Construir: ato, efeito de construir, edificar. Erguer, fazer, elaborar....
  •  Autonomia: independência, liberdade, liberdade de ação...
  •  Escola: estabelecimento para ministrar o ensino. O corpo docente e discente de uma instituição. 
  • A expressão autonomia escolar deve ser compreendida sempre em termos relativos, por tratar-se de uma unidade uma unidade dentro de um sistema mais amplo, ao qual está intimamente ligada, seja em termos estruturais ou funcionais; mesmo reconhecendo a identidade de uma escola ao permitir que ela apresente seu PPP, o sistema escolar estabelece condições e limites para execução.
  •  Projeto Pedagógico é, portanto, um instrumento de autonomia da escola, na medida em que ela se mostra com identidade própria; mas é também, o instrumento que permite ao gestor central o controle do trabalho escolar. 
  •  Para exercitar sua autonomia, a escola precisa romper com a gestão educacional tradicional para, a partir de um outro olhar sobre a realidade, construir um novo padrão de política, planejamento e gerenciamento das questões que envolvem a comunidade escolar. Mais do que .manter a casa em ordem., trata-se de uma nova maneira de pensar a escola, com a participação dos diferentes segmentos e estabelecendo novas relações sociais, em contraposição às relações autoritárias existentes".
Foto: Rangel.



Nenhum comentário:

Seguidores

Arquivo do blog