quarta-feira, 11 de abril de 2012

Oficinas introduzem novas tecnologias no currículo

O uso crescente dos recursos digitais em sala de aula é objeto de estudo no Colégio Teresiano, no Rio de Janeiro. Colégio de Aplicação da PUC, o Teresiano promove, a cada semestre, oficinas que articulam currículo escolar e novas tecnologias, para os estagiários das licenciaturas da universidade. No colégio da Gávea, os futuros professores têm contato com diversos programas e ferramentas que possam auxiliá-los e atualizá-los, permitindo uma maior aproximação com a realidade dos jovens.
A ideia do projeto, que acontece pelo segundo ano, é conhecer e explorar práticas pedagógicas voltadas para o melhor uso dos recursos digitais. Segundo a coordenadora pedagógica do Teresiano, Marília Dias, a integração com os estagiários é uma das missões do colégio no incentivo à educação de qualidade.
“Próximo da realidade escolar, eles podem ver e melhor colaborar com o trabalho em nossas turmas, lidando com as novas mídias. Às vezes, os alunos têm até máquinas mais sofisticadas em casa, mas aqui o uso da informática passa pela relação do currículo com a prática pedagógica e a socialização das crianças”, explica Marília.
O professor Siddharta Fernandes, que conduz as oficinas no Teresiano, lembra aos futuros mestres que o desafio é grande, já que a maioria dos professores do país não utiliza o potencial digital em sala de aula. “Sem se atualizar, terão dificuldades na comunicação com a turma”, diz, enquanto demonstra técnicas de animação e de cinema no computador.
Para Cristiane Mendes, estudante de Letras da PUC, a iniciativa do Teresiano abre outras possibilidades de ensino, podendo tornar as aulas mais dinâmicas. A professora Inés Miller, professora de Prática de Ensino de Letras da  PUC, também aproveita a oportunidade de atualização, acompanhando três de suas alunas: “Nós estamos aprendendo a aplicar essas ferramentas para que sejam úteis nas nossas aulas.” 
Colaboração de
Karen Fideles

SPS COMUNICAÇÃO
( 55 21. 2111-2652
( 55 21. 8014-9700
www.spsbr.com.br

Nenhum comentário:

Seguidores