O uso
crescente dos recursos digitais em sala de aula é objeto de estudo no
Colégio Teresiano, no Rio de Janeiro. Colégio de Aplicação da PUC, o
Teresiano promove, a cada semestre, oficinas que articulam currículo
escolar e novas tecnologias, para os estagiários das licenciaturas da
universidade. No colégio da Gávea, os futuros professores têm contato
com diversos programas e ferramentas que possam auxiliá-los e
atualizá-los, permitindo uma maior aproximação com a realidade
dos jovens.
A
ideia do projeto, que acontece pelo segundo ano, é conhecer e explorar
práticas pedagógicas voltadas para o melhor uso dos recursos digitais.
Segundo a coordenadora pedagógica do Teresiano, Marília Dias, a
integração
com os estagiários é uma das missões do colégio no incentivo à educação
de qualidade.
“Próximo
da realidade escolar, eles podem ver e melhor colaborar com o trabalho
em nossas turmas, lidando com as novas mídias. Às vezes, os alunos têm
até máquinas mais sofisticadas em casa, mas aqui o uso da informática
passa pela relação do currículo com a prática pedagógica e a
socialização das crianças”, explica Marília.
O
professor Siddharta Fernandes, que conduz as oficinas no Teresiano,
lembra aos futuros mestres que o desafio é grande, já que a maioria dos
professores do país não utiliza o potencial digital em sala de aula.
“Sem se atualizar, terão dificuldades na comunicação com a turma”, diz,
enquanto demonstra técnicas de animação e de cinema no computador.
Para
Cristiane Mendes, estudante de Letras da PUC, a iniciativa do Teresiano
abre outras possibilidades de ensino, podendo tornar as aulas mais
dinâmicas. A professora Inés Miller, professora
de Prática de Ensino de Letras da PUC, também aproveita a oportunidade
de atualização, acompanhando três de suas alunas: “Nós estamos
aprendendo a aplicar essas ferramentas para que sejam úteis nas nossas
aulas.” Colaboração de
Karen Fideles
SPS COMUNICAÇÃO
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