domingo, 13 de janeiro de 2013

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE ENSINO
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL MARCO ZERO
GERÊNCIA GERAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Oficina: ABC da Informática – Conhecendo o Sistema Operacional Linux Educacional-(40hs)
Plano da ofícina: ABC do Linux – conhecendo o Sistema Operacional Linux
DATA: 14/ A/21/01/2013 - CARGA HORÁRIA: 40 horas - Nº de VAGAS: 20 - TURNO/MANHÃ - LOCAL: NTE – LAB 01
MINISTRANTE: Multiplicador: Msc. Antonio Rangel Costa. rancosta@hotmail.com; celular: 8116.7475
PUBLICO ALVO: Professores, Gestores e Coordenadores da rede Pública de Ensino do Estado do Amapá
PRÉ-REQUISITO: Nenhum
EMENTA: Breve histórico dos computadores; Hardware e Software; Periféricos / Acessórios; Sistemas Operacionais. Software Proprietário. Softwares Livres. Conhecendo o Sistema Operacional Linux; aplicativos do Libre Office : Writer, Calc e Impress; Aplicativos para Internet; Criação e utilização de email; Download e upload.
OBJETIVO GERAL: Promover a formação continuada dos professores da Rede Estadual de Ensino para a inserção dos recursos do computador e da Internet no processo ensino aprendizagem, possibilitando o desenvolvimento de competências e habilidades quanto a utilização de aplicativos do BrOffice como: editor de textos Writer; Editor de Planilhas Cal; Editor de apresentação Impress, visando sua integração na práxis pedagógica.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:  Refletir sobre o impacto da tecnologia e suas contribuições na vida cotidiana e na atuação profissional.
  •  Conhecer e utilizar o Sistema Operacional Linux Educacional e outros Softwares livres, distribuídos em conjunto com os computadores do Proinfo, que possam contribuir para a solução de problemas e propostas pedagógicas mediadas pela tecnologias.
  • Desenvolver habilidades necessárias ao manejo do computador e de programas que possibilitem a elaboração e edição de textos e de apresentações multimídia, a comunicação interpessoal, interatividade, navegação e pesquisa de informações, produção, cooperação e publicação de textos na internet.
  • Refletir sobre propostas de dinamização da prática pedagógica com recursos tecnológicos disponibilizados no computador e internet.
METODOLOGIA
O Curso será ministrado na modalidade presencial tendo como suporte o laboratório de informática, preferencialmente com um computador por aluno.

Nenhum comentário:

Seguidores