quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnologica


O Fórum Mundial de Educação (FME) é um movimento pela cidadania e pelo direito universal à educação. Em novembro de 2009, o FME terá pela primeira vez uma versão dedicada à educação profissional e tecnológica. O Brasil será sede do evento, que acontece entre os dias 23 e 27 de novembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, capital federal do Brasil.
Estudantes, professores, pesquisadores, trabalhadores, governos, sindicatos, associações e pessoas da sociedade civil organizada de todo o mundo integram o público do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT). A expectativa é que 15 mil pessoas circulem pelo evento. A programação será dividida em três eixos temáticos. O primeiro trata de educação, trabalho e desenvolvimento sustentável; o segundo é sobre educação, culturas e integração e o terceiro discutirá educação, ética, inclusão e diversidade. mais detalhes no site: http://portaldomec.gov.br; ou
Comitê Organizador do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica
Ministério da Educação
Esplanada dos Ministérios, Bloco L - Ed Sede - Sala 413
Brasília/DF
CEP 70047-900
fmept@mec.gov.b

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Tecnologia: Equipamento multimídia é nova ferramenta para as atividades escolares





O NTE - Núcleo de Tecnologia Educacional do Amapá, agora conta com uma nova ferramenta para levar mais conhecimento para a sala de aula. O Projetor Proinfo, que reúne em um único equipamento projeção, computador e acesso à internet. Esta tecnologia já está sendo usado pelos alunos e professores do Centro Educacional 2 do Guará (CED 02), no Distrito Federal,diariamente pelas turmas do oitavo ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio.
A escola é uma das 89, em todo país, que receberam o aparelho multimídia do Ministério da Educação. Até o final do ano, outras 261 instituições, entre escolas públicas, coordenações estaduais do Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo Integrado) e representações estaduais da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undimes) deverão receber uma unidade do projetor.
Ao todo, 350 instituições participam dessa fase piloto. No CED 02, os professores garantem que ficou mais fácil conseguir a atenção dos alunos. “O aparelho é utilizado até mesmo nas aulas de educação física. Eles assistem vídeos e material especial preparado pelos professores para depois colocar em prática, na quadra, o que aprenderam na teoria”, conta o professor de informática Antônio Carlos de Oliveira Bello.
Bello revela que o Projetor Proinfo não é apenas uma ferramenta para os docentes. Pela praticidade do equipamento, os estudantes também descobriram um aliado para realizar suas atividades. “Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20, os alunos prepararam vídeos que serão apresentados nesta terça-feira, 17, em sala com auxílio do projetor para as turmas do primeiro ao terceiro ano do ensino médio”, diz.
Para o secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação, Carlos Eduardo Bielschowsky, um dos idealizadores do Projetor Proinfo, as escolas públicas brasileiras entram em uma nova fase da era digital ao começar a usar um equipamento inovador em suas salas de aula. “Não será mais necessário se preocupar em montar equipamento. O projetor é portátil e de fácil manuseio”, afirma. Rafania Almeida. Fotos: Professor Roseane Cordenadora Pedagógica do NTE - Ap. Fazendo a apresentação do equipamento aos cursistas do Curso de formação continuada em Tecnologias na Educação.
Escolas que receberam o Projetor Proinfo
maiores informações em:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=14633; acessado em 18.11.2009 às 06:04 hs

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Inclusão Digital


O Intel Reader é um dispositivo, com dimensões parecidas com a de um livro, com o objetivo de ajudar pessoas que tem problemas de leitura e de visão. Após colocar o conteúdo de um livro, ele lê o texto para o usuário. O equipamento vem com o processador Intel Atom e uma câmera de alta resolução, que tem a utilidade de capturar imagens com texto, para serem decifradas Divulgadas. mais detalhes em: http://tecnologia.uol.com.br/album/gadgets_album.jhtm?abrefoto=30

O Profissional do Futuro em TI



Digital - O profissional do futuro em TI

A tecnologia é uma das áreas mais desafiadoras para os jovens talentos.
O artigo faz uma análise das exigências para aqueles que buscam uma carreira nesse mercado.
A palavra tecnologia vem do grego - tekhno - e designa todo o conhecimento voltado ao desenvolvimento de técnicas, métodos e ferramentas essenciais para a evolução da humanidade e sua sobrevivência.
A tecnologia é hoje uma das áreas mais desafiadoras para os jovens talentos, e as escolhas por aquilo que vão desenvolver ao entrar para o mercado de trabalho começam cada vez mais cedo. Por isso, precisamos analisar quais são as exigências para aqueles que vão ingressar nas carreiras ligadas à tecnologia da informação (TI).
Há muito o profissional da área de TI deixou de ser sinônimo de alienado, aquele sujeito com problemas de relacionamento pessoal, vulgarmente conhecido como nerd. Esse fato não é só mera questão de avaliação da popularidade da categoria, pois as empresas sofrem pela falta de profissionais capacitados. Poucos gostam de ter sua imagem associada à figura do nerd. mais detalhes em: http://br.hsmglobal.com/notas/55399-o-profissional-do-futuro-em-ti;
Por Fábio Gomes Ferreira (Diretor de tecnologia da Nevoa Networks. Seu e-mail é linknevoa@linkportal.com.br )
HSM Online
13/11/2009
Fonte: http://br.hsmglobal.com/notas/55399-o-profissional-do-futuro-em-ti;

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC


Encontro presêncial Turma II - Ensinando em aprendendo com as TIC, no Lied da Escola Estadual Coelho Neto. Tema: Atualizando. Fotos abaixo:

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC

Dia: 29.10.2009. Quinta-feira. Continuação da Construção do Projeto de Aprendizagem.
Dia: 30.10.2009. Sexta-feira. Continuação da Construção do Projeto de Aprendizagem.

Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC

Dia: 28.10.2009. Quarta-feira.
Atividade 1.7- Fórum. Como fazer: do editor de texto elaborar um relato sobre uma experiência desenvolvidas com projetos em seu dia-a-dia como professor.
Atividade 1.8- Biblioteca Material do Aluno. Como fazer: Planejar uma proposta de um projeto de aprendizagem , para ser trabalho com os alunos no período do curso e ser utilizado como trabalho de conclusão (buscar modelo de proposta no portal do MEC, ajustar para a sua realidade) construir uma apresentação (slides), socialização do resultado e análise da pesquisa sobre trabalhos projetos. Tema: Pesquisa. Subtema: Trabalhos por Projetos. Apoio: http://www.tvebrasil.com.br/salto (fazer o download do livro do Salto para o Futuro: Integração das Tecnologias na Educação) o artigo : Pedagogia de projetos fundamentos e implicações. PRADO, M.E.B.B., In ALMEIDA, M.E. B. e MORAN, J. M.

Seguidores