domingo, 26 de fevereiro de 2012

Semana Pedagógica na Escola Nelita Rocha



Nesta sexta-feira dia 24.02.2012, pela parte da manhã, participamos da semana pedagógica da Escola Estadual Nelita Rocha, ministrando uma palestra sobre: As Tecnologias na Educação Promovendo a Autonomia na Escola. Na oportunidade buscamos socializar para a comunidade da escola, sobre as possibilidades de desenvolvermos novas experiências  de Gestão e novas metodologias  pedagógicas inovadoras com o uso das Tecnologias em nosso contexto escolar. 
Sabemos que a luta pela autonomia da escola não é nova, o que a escola pode fazer para conseguir concretizar a sua autonomia?  
Por sua importância histórica, a maioria dos teóricos da educação apontam que a escola através do Projeto Político Pedagógico, passa a ser o local legitimo e mais adequado para essa discussão crítica sobre a democratização (como) e o acesso a essas tecnologias e a forma deverá acontecer através da formação, a preparação de professores, gestores e da comunidade, preparando os cidadãos para a mudança do currículo, que nela vivem para serem inseridos nesta sociedade global. Portanto as mudanças só dependem da comunidade escolar e o sucesso da sua inclusão deve estar previsto no Projeto Político Pedagógico.  Assim as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação, deixarão de ser futuro e passarão a ser  presente em nosso dia-a-dia em nossas escolas. As leituras sobre o tema mostram que apesar de todos os esforços a resistência ainda é um fantasma à ser bem trabalhado. As Tecnologias apesar da resistência já começam a chegar às escolas e as experiências realizadas no restos do mundo no seu uso com objetivos educacionais podem deflagrar um novo processo pedagógico dentro e fora das salas de aula para a nossa educação. O importante é gestores, pedagogos, professores e alunos pensem formas inovadoras para a sua utilização, se assim for as tecnologias poderão ser uma ferramenta de amplas possibilidades de mudanças no processo ensino-aprendizagem, que irá possibilitar o acesso e democratização da educação. 
É importante que essas tecnologias sejam utilizadas na construção de propostas pedagógicas inovadoras. para reafirmar a propostas citamos:  Jean Piaget: 
“...formar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores....”
Fotos: Rangel.
                                            

          

Um comentário:

Diorlene Santos disse...

Acho importante esse trabalho que foi feito na escola Nelita Rocha,pois, acredito que toda e qualquer instituição escolar deveria ao menos duas vezes ao ano promover esse tipo de encontro e discutir os váriados assuntos que podem melhorar a aprendizagem,principalmete no que tange o uso das tecnologias.

Seguidores

Arquivo do blog