quarta-feira, 21 de novembro de 2012



UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
LUÍZA CLAUDIA DE SOUZA SANTOS

A CONTRIBUIÇÃO DA MÍDIA NO PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITAL DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
  


 
RESUMO
Nesta monografia, apresentam-se os resultados de um projeto de pesquisa elaborado e desenvolvido durante o curso de Especialização em Mídias na Educação. O mesmo teve como objetivo verificar a possibilidade de uso do computador no processo de alfabetização do aluno com deficiência intelectual. O interesse pelo tema surgiu quando se observou que já existem muitos softwares destinados a auxiliar no processo de aquisição do conhecimento de alunos com deficiências, sendo assim, achou-se importante investigar se na realidade educacional o computador está sendo usado na educação deste alunado. Para isso, utilizou-se dois tipos de pesquisa, bibliográfica e de campo, sendo que na primeira buscou pressupostos teóricos para embasar a pesquisa e na segunda, observou-se a prática da professora Maria Saliana, docente da Educação Especial, que atua na E.M.E.F. Amazonas, localizada no município de Santana. Além da observação, buscou-se junto a referida profissional, informações inerentes aos resultados da experiência da mesma, ao usar o computador no processo de ensino e aprendizagem do aluno L.S.M, que é deficiente intelectual. Os resultados demonstram que o computador pode sim ser usado na educação do aluno, bastando que para isso, o professor tenha conhecimentos de como usar tal recurso, e ainda, seja paciente e busque fazer o acompanhamento de todas as atividades do aluno. Ressalta-se que não se teve a pretensão de estudar todas as minucias em relação a aprendizagem do aluno, mas sim, mostrar que é possível desenvolver um trabalho de qualidade, usando recursos teológicos no processo de aquisição do conhecimento do aluno deficiente intelectual, por isso, fica aberto a outros pesquisadores, a possibilidade de um estudo mais aprofundado sobre o assunto. Sendo assim, a leitura deste pode ser importante a alunos, professores, acadêmicos  e a quem mais possa ter interesse pelo assunto abordado.
Palavras chave:  Educação. Computador. Deficiente Intelectual.

Midias na educação: O que eles estão escrevendo



UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
DIORLENE OLIVEIRA DOS SANTOS

COMPUTADOR: Possibilidades de Avanços na Aprendizagem Matemática nos Anos Iniciais

  RESUMO

           O conteúdo deste trabalho refere-se ao uso do computador como possibilidade de avanços na aprendizagem matemática nos anos iniciais, onde sua construção foi baseada em uma pesquisa a qual observou que muitos docentes  não fazem uso do computador em suas aulas.
          No decorrer da pesquisa buscou- se através de estudos e observações informações sobre a problemática que foi de grande importância para o alcance dos objetivos. De posse dos resultados fica possível contribuir com a comunidade pesquisada para minimizar as causas que interferem na não utilização do computador nas aulas de matemáticas entre outras disciplinas, haja vista que esta interligada a várias áreas do conhecimento.
             Sendo assim, a presente pesquisa torna-se relevante por possivelmente contribuir em futuros debates e estudos a serem realizados acerca do tema, objetivando a análise para uma reflexão crítica sobre a didática aplicada no interior da sala de aula, tanto para os agentes pesquisados quanto para os pesquisadores atinente ao computador como mediador da construção do conhecimento matemático.
 


 

Seguidores