Este Blog foi criado para divulgar as atividades decorrentes de meu trabalho com Tecnologias na Educação em minha atuação como Professor, Tutor, Multiplicador, formador do Programa de Educação Continuada Proinfo Integrado, Mídias na Educação,Especialização em Gestão Escolar e no Projeto UCA.
10 comentários:
Realmente avaliação deve ser uma forma de ajudar o aluno e não de prejudica-lo. Ela deve ser realizada no processo de ensino aprendizagem, pois caso o aluno cometa falhas e erros será mais proveitoso auxilia-lo no processo do que avalia-lo somente no final do curso quando não poderá mais ajudá-lo!!
A Avaliação no processo beneficia não somente o aluno como também ao tutor, por oportunizar ao tutor reavaliar sua prática durante o curso, e ao aluno o "ensaio e erro" que faz com que o mesmo processe as informações observando seus erros e dessa forma possa colaborar com os demais alunos da rede. Na educação virtual isso fica bem menos complexo porque o tutor através das interfaces pode acompanhar seus alunos em tempo real, as interfaces proporcionam este acompanhamento e aproximação.
O termo " interface" abordado pelo Professor Dr. Marco Silva realmente é bem apropriado na EaD, uma vez que representa e dinamiza as varias faces que síncrono e/ou assincronamente interagem nesse processo de aprendizagem e auxiliam bastante o professor no momento de avaliar.
Os professores Marco Silva e João Mattar, fazem uma critica o modelo tradicional de avaliação, afirmando que a avaliação da aprendizagem tem ficado pressa a questões que não levam à apreensão do conhecimento, medindo a capacidade de memorização dos alunos e classificando-os de acordo com a qualidade de pontos obtidos nos testes, provocando situações de exclusão em que os alunos que não obtém notas satisfatórias e sente-se fracassados e incapazes.
Portanto, a avaliação deve existir em função do processo de ensino-aprendizagem e não o contrário. Assim os alunos não devem temer as avaliações, pois seu esforço em estudar, aprender, participar e interagir das atividades, buscam importância na formação e autonomia do tutor e do aluno, ajudando a ganhar autonomia na utilização de “fórum, chat e wick” que são assim denominadas “Interfaces” sendo espaços de encontros das faces assim, a avaliação deve ser de baseada no método dialógico e na construção efetiva do conhecimento pelos estudantes e educadores,
“Avaliar é um ato de alegria, de felicidade, de amor...E não um ato de punição, de medo, de temor. ” Prof. Dr. Marco Silva.
Percebe-se nesta frase a visão do Prof. Marco Silva, aborda como a avaliação pode ser vista pelos os professores e principalmente pelos os alunos, não como “arma de punição”, mas como oportunidade de interação entre os conhecimentos, onde ambos possam perceber que a aprendizagem acontece de várias maneiras. Nos cursos on line, as interfaces são utilizadas como espaço de encontro avaliativo, do qual são verificadas a evolução processual do conhecimento como formação qualitativa, alcançando os objetivos traçados com produção, qualidade e resultados produtivos e satisfatórios.
A participação do aluno no processo avaliativo resulta na inclusão do mesmo na construção dos saberes propostos pela LDBEM. Para isto a avaliação deverá ser democrática e participativa, integrando e estabelecendo parcerias a fim de encontrar novos caminhos que visem à concretização da aprendizagens e o fortalecimento do conhecimento adquirido como base para a aquisição de novos conhecimentos.
Uma das questões que podemos discutir, hoje, são as possibilidades que os aparelhos com acesso a web (androides e Smartphones) trouxeram que vieram ampliar as possibilidades de ensino e aprendizagem em cursos online, além das ferramentas que surgem nos resta jamais esquecer uma reflexão que Carolina Cavalcanti aponta em seu texto “Interatividade em ambientes WEB - dando um toque humano a cursos on-line”, no mesmo ela aponta que “na modalidade a distância em ambientes web existem quatro tipos de interatividade: aluno/plataforma tecnológica, aluno/aluno, aluno/professor, aluno/conteúdo.” Ela explica que precisamos reconhecer a existência destes quatro canais de interatividade e a sua utilização de modo correta para que venha nos auxiliar e motivar os alunos a não se sentirem sozinhos no processo de aprendizagem.
Amei a forma como desenvolvemos o curso nesta etapa 2. Parabéns Rangel!!!!!!
Na interação aluno/plataforma tecnológica foi imprescindível a participação do tutor na organização do conteúdo para que a turma obtivesse sucesso no curso; no tocante aluno/aluno foram maravilhosos os cursistas pois além da interação no AVA o sucesso no Whatzap foi gratificante ao tutor a meu ver. Na relação aluno/ professor percebo que o Whatzap foi de suma importância para o andamento dos demais ferramentas porque ra através dele que o professor dava o feeldbak a turma e isso leva a boa relação do aluno/conteúdo, favorecendo o sucesso da aprendizagem e resultando no excelente andamento do curso. No texto "Avaliação Formativa e Continuada da Educação Baseada na Internet" de Margarita Victoria Gomez traz uma abordagem que reflete o andamento que tivemos no curso até aqui: “Desafiar os estudantes a tentar realizar alguma nova atividade que possibilite a avaliação pode ser realizada criando um plano de ação; resolvendo exercícios de enriquecimento, para os alunos sem dificuldades, e oferecer novas oportunidades para quem não consegue realizar uma tarefa”.
http://tutoriaonline2014.blogspot.com.br/2014/11/tutoria-online-com-rangel-costa-nte.html
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