quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Mídias na Educação: O que eles estão escrevendo




                                                          




Universidade Federal do Amapá
Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa
Curso de Mídias na Educação
Especialização em Mídias na Educação



 
AMIRALDO SILVA DOS SANTOS 







               
TV ESCOLA: Sua Função e Objetivos no Processo de Aprendizagem dos Alunos da Escola Estadual Denise de Melo Vasconcelos

RESUMO

O conteúdo deste estudo intitulado “TV Escola: sua função e objetivos no processo de aprendizagem dos alunos da Escola Estadual Denise de Melo Vasconcelos”, traz como tema: Mídias – Novas Práticas de Ensino através de vídeos e, como objeto de estudo TV Escola/Processo de Aprendizagem, resultados de dados empíricos. A pesquisa bibliográfica focou autores como Paulo Freire, Manoel Moran e Libâneo. Os objetivos da pesquisa foram: analisar como os educadores da escola fazem o paralelismo entre os programas da TV Escola e o cotidiano dos educandos; identificar quais articulações que os educadores da escola realizam entre o vídeo assistido com os conteúdos curriculares; possibilitar aos educadores um repensar em sua prática educativa quanto ao uso da TV Escola; e estimular as habilidades e competências dos educadores através dos programas da TV Escola. Os procedimentos metodológicos envolveram observações e entrevistas cujo foco foi a prática educativa de um grupo de 04 (quatro) professores do 4º e 5º Ano. As questões que nortearam pesquisa foram: na prática educativa docente como está sendo feito o uso da TV escola? De que maneira acontece a interação dessa mídia em sala de aula? Quais as principais dificuldades dos educadores com a TV Escola? E, como os educadores articulam os conteúdos curriculares com essa mídia? Os resultados desse estudo mostram que ainda há necessidade de se aprofundar a discussão sobre o ensino do conteúdo curricular associado ao uso da TV escola.

PALAVRAS-CHAVE: Prática Educativa; TV/Vídeo; Mídias; Formação Continuada.

Nenhum comentário:

Seguidores