sexta-feira, 8 de maio de 2009

Oficina ABC do Linux – Construindo o saber através de projetos de aprendizagem.


Diário de Bordo 07 de maio de 2009


Hoje a aula começou com uma revisão dos conteúdos ministrados na aula anterior. Depois nosso intrutor nos mostrou seu blog (http://rancosta.blogspot.com). E que surpresa: o professor Rangel nos mostrou seu blog. Vimos fotos de nossas colegas e o registro da aula de ontem. Foi uma felicidade ver que estamos no mundo virtual Dá orgulho ver nossos avanços, levando em consideração que muitos de nós estamos nos alfabetizando digitalmente. O professor Rangel nos informou que a cada dia uma equipe diferente vai escrever o Diário de Bordo que será postado em seu blog. Nossa!!!Que responsabilidade. Temos receio em mostrar nossos escritos. Essa insegurança talvez se deva ao fato de que escrevemos pouco. Não temos o hábito de ler, ••alvará•• de escrever.
Depois, o professor nos pediu para realizarmos uma atividade de planejamento de aula. Essa atividade servirá de suporte para a montagem de um jornal. A atividade durou algum tempo, pois tivemos alguma dificuldade em escolher o tema que gostaríamos de trabalhar. Além disso, alguns de nós tiveram que colocar em prática as noções básicas aprendidas na aula anterior e, pra quem tem pouca prática no manuseio do computador, foi um pouco difícil e em alguns casos frustrantes. A internet hoje também não ajudou. Alguns computadores estavam lentos e alguns colegas não conseguiram nem abrir a página inicial, quando conseguiam esperam minutos intermináveis para que a página carregasse por completo.
Passadas essas primeiras dificuldades, nos debruçamos sobre a atividade que nos foi colocada, fazer um plano de aula. Embora essa atividade seja uma prática comum aos professores, pudemos nos beneficiar das ••dicas•• dadas pelo professor Rangel, que auxiliou aqueles que estavam com dificuldade para pesquisar sobre o assunto. Sua ajuda foi de grande valia ao mostrar o site do MEC e nele o link do site do Professor. Alguns de nós, dentre eles eu, não tínhamos ideia de quão valiosa ferramenta temos à nosso serviço, e quanta coisa deixamos de mostrar aos alunos para tornar nossas aulas mais atrativas. Em consequência o aluno deixa de aprender de forma mais agradável.
O professor nos mostrou também como inserir notas de rodapé, cabeçalho e comentários no texto. Terminamos a aula com a tarefa de terminarmos nosso plano de aula e apresentá-lo ao professor no dia seguinte. Ríldna Márcia

Nenhum comentário:

Seguidores

Arquivo do blog