sábado, 9 de maio de 2009

Oficina ABC do Linux – Construindo o saber através de projetos de aprendizagem.


Hoje dia 08 de maio de 2009, amanheceu chovendo de novo!!!! Não consegui configurar meu note na rede wiri da escola com o Linux, ontem pedi ajuda ao Sebastian e ele também não conseguiu. Iniciamos nossos trabalhos da oficina ABC do Linux – Construindo o saber através de projetos de aprendizagem, fazendo uma revisão das atividades desenvolvidas na aula do dia anterior. Acessamos o meu Blog: rancosta.blogspot.com.br, foi solicitado aos alunos que fizessem a leitura do Diário de Bordo enviado como colaboração pela Cursista Rildna. Foi pedido aos alunos que abrissem (media) o Pen Drive e localizasem a sua Pasta (nome) e dentro das sub pastas (texto, slides, planilhas e imagens) a que contem o Plano de Aula (Projeto de Aprendizagem) dando continuidade a essa atividade.
Utilizando o editor de texto: BrOffíce.org.Write, através da Barra de Comando inserir tabelas, construímos uma atividade prevista no plano de aula e usando uma tabela (linhas e colunas a critérios do professor), para criar um caça palavras, onde os cursistas teriam que localizar algumas capitais dos estados do Brasil e uma outra sugestionada para encontrar a tradução de palavras do inglês para português, por uma professora que trabalha com a língua inglesa. No caça palavras, o exercício pedia a mudança da fonte, aumento do tamanho, trocar a cor, efeitos etc. No Comando da questão foi utilizado o recurso dos marcadores de numeração (foram feitos vários testes culminando com a escolha de um tipo).
Também utilizando a barra de ferramentas inserimos figuras (da barra de desenhos). Usando o recurso da internet: Acessando o site do GMAIL, fizemos os cadastros dos cursistas e criamos os e-mails (ufa!!!!) e posteriormente foram criados os Blogs e ficou acertado que eles dariam continuidade na construção dos Blogs de suas casas ou local que eles possam ter acesso(alegria). Ao final o Plano de Aula foi salvo (atualizado) no formato (word 97 a 2003) de forma que eles possam explorar o texto modifica-lo em casa) e devidamente arquivado no Pen drive. Ao final da aula foi solicitado aos alunos que atualizassem o Diário de Bordo.

Nenhum comentário:

Seguidores

Arquivo do blog