quarta-feira, 13 de maio de 2009

Oficina ABC do Linux – Construindo o saber através de projetos de aprendizagem.


Hoje dia 13 de maio de 2009, Iniciamos nossos trabalhos da oficina ABC do Linux – Construindo o saber através de projetos de aprendizagem. Continuação do o uso recurso do BrOffíceCalc, revisão sobre o aplicativo e informações gerais sobre o aplicativo e sua aplicação no dia a dia em sala de aula com os alunos, continuação da construção da planilha da aula anterior que foi um levantamento sobre a quantidade de pessoas existentes na sala por sexo (envolvendo as 4 operações matemática), que encontrava-se salvo no pen drive (media). Na continuação foi explicada a sua aplicação no uso das formulas, foi usado como exemplo o funcionamento da calculadora que existe no aplicativo e no celular.
Concluída a tabela, foi feita uma análise da participação de cada elemento no total e calculado em forma % (percentual regra de três simples), e foi construído um gráfico setorial ou pizza (foi dado a oportunidade de cada cursista escolher a apresentação gráfica mais adequada ao seu trabalho). Um novo exercício foi formulado, agora com a construção de uma caderna de notas com as disciplinas ministradas pelos cursistas no seu dia a dia como professor e utilizando as 4 operações fazer os lançamento das notas por bimestre e calcular a média dos alunos anual e também foi solicitado a elaboração de um gráfico para representar a série estudada. Após foi solicitado aos cursistas que salvassem a tabela no pen drive.
Construindo uma apresentação, utilizando os recursos da ferramenta de produtividade localizou-se o aplicativo Br.OffíceImpress e foi aberto uma apresentação ou slide, foi escolhido um modelo e os cursistas começaram a construir a apresentação de seu plano de aula ou projeto de aprendizagem.

Nenhum comentário:

Seguidores

Arquivo do blog