sábado, 12 de dezembro de 2009

Mais da metade dos brasileiros tem telefone celular, mostra IBGE



da Folha Online
Cerca de 86 milhões de pessoas, ou 53,8% dos brasileiros com dez anos de idade ou mais, tinham telefone celular para uso pessoal em 2008, segundo levantamento divulgado nesta sexta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em 2005 eram 56 milhões de pessoas.
Acesso à web aumenta, mas desigualdade ameaça inclusão
De acordo com o Suplemento da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) 2008 sobre Acesso à Internet e Posse de Telefone Móvel Celular para Uso Pessoal, 38,6 milhões de pessoas --ou 44,7% das pessoas que portavam celular para uso pessoal-- não tinham telefone convencional em casa. O percentual decrescia de acordo com o aumento do rendimento mensal domiciliar per capita, afirma o instituto.
O percentual de pessoas que tinham o aparelho no ano passado era maior entre os homens (54%). Entre a população com menos de 30 anos, é maior o percentual de mulheres com celular. O IBGE afirma que a posse de celular estava diretamente ligada ao nível de escolaridade e ao rendimento.
O maior número de pessoas com celulares foi registrado na região Centro-Oeste (64,3%) --no Distrito Federal, o percentual chegou a 75,6% da população. Já os menores percentuais ficaram com as regiões Norte (45,4%) e Nordeste (41,2%).
De acordo com o IBGE, na região Norte, o Acre tinha o maior percentual (50,7%), e o Pará, o menor (43,7%). No Nordeste, menos da metade da população não tinha o equipamento em 2008, exceto em Sergipe, que apresentou crescimento e onde 56,4% da população portava celular.
O Rio Grande do Sul é o Estado da região Sul com maior percentual dos que possuíam celular (67,7%). Já no Sudeste, o maior índice ficou com o Rio de Janeiro (61,7%).Mais detalhes no site:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u665084.shtml


Nenhum comentário:

Seguidores

Arquivo do blog