domingo, 13 de março de 2011

Unidade 1. Tecnologias no Codiano: Desafios da Inclusão Digital

Ladislau Dawbor - Educação e tecnologia: parte inical de uma longa entrevista à Rede Vida que argumenta que, frente à explosão atual do universo do conhecimento, e das tecnologias correspondentes, a escola tem de repensar o seu papel. A visão do entrevistado é que precisamos de uma escola um pouco menos lecionadora.

7 comentários:

Maria Ione Ferreira da Gama disse...

Caro, colega

Concordo plenamente com Ladislau, quando ele preconiza a explosão atual do universo do conhecimento e das tecnologias correspondentes em diversos setores favoráveis do cotidiano do homem, porém, contribuo com ele que o repensamento está sim na escola lecionadora, mas sem esquecer da organização e também a articulação do conhecimento.

gleison disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Damião disse...

O principal desafio para a inclusão digital no cotidiano de nossas escolas é o descompasso entre a tecnologia e a educação.
Enquanto a primeira anda a passos largos, a última, está: "devagar quase parando"!Para que andem juntas é preciso vontade política.Enquato nossos parlamentares se preocuparem mais com seus intereses próprios do que com o futuro de nosso país,difícil será para ambas acertarém o passo.

Angélica Regina Miranda do Carmo. disse...

Atecnologia por estar muito avançada a criança tambem acompanha esse avanço,só que os pais estão um pouco distante desta realidade por não estarem presentes com os filhos 24 horas,a mídia toma conta deste espaço,, e não é isso que os pais querem mais o convivio por eles não terem tempo o suficiente faz com que a criança se desenvolva muito rápido e sua capacidade de estarem no dialogo do dia a dia deixam os pais incapazes ou impossibilitados de tal dialogo, enquanto isso a midia ela mostra seu mercado eo que tem a oferecer e as crianças se direcionam para estta direção que as vezes não tem volta.

Lucivalma Simões Paesaes disse...

Concordo com Ladislau quando ele diz que hoje se tem muito mais necessidades de conhecimentos em diversas áreas e que ele percebe a grande dificuldade que nós professores temos em ter acesso á esses novos conhecimentos prar podermos transmiti-los aos nossos alunos á forma adequada de utilizar essas tecnologias.Ou seja ,uma precisa complementar a outra

Aldaléia Pinheiro da Paixão disse...

Segundo Ladislau a escola tem que repensar o seu papel,que a escola precisa ser menos selecionadora.Realmente precisamos de uma escola voltada para um sentido mais amplo,organizadora de varios espaços para o saber,e a tecnologias da educaçao é uma delas.

Marcely disse...

Nós professores temos a necessidade de conhecer as novas tecnologias p/ sermos capazes de preparar cidadãos competentes p/ encarar uma vida moderna e competitiva. Mas esbarramos na dificuldade de termos acesso a essa ferramenta (computador) na escola, com certeza precisamos de uma escola menos lecionadora e mais prática no modo de ensinar.

Seguidores

Arquivo do blog