Ladislau Dawbor - Educação e tecnologia: parte inical de uma longa entrevista à Rede Vida que argumenta que, frente à explosão atual do universo do conhecimento, e das tecnologias correspondentes, a escola tem de repensar o seu papel. A visão do entrevistado é que precisamos de uma escola um pouco menos lecionadora.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Seguidores
Arquivo do blog
-
▼
2011
(55)
-
▼
março
(6)
- Unidade 1. Tecnologias no Codiano: Desafios da Inc...
- Unidade 1. Tecnologias no Codiano: Desafios da Inc...
- Unidade 1. Tecnologias no Codiano: Desafios da Inc...
- Unidade 1. Tecnologias no Codiano: Desafios da Inc...
- Unidade 1. Tecnologias no Codiano: Desafios da Inc...
- Oficina: ABC da Informática– Linux e Navegação na ...
-
▼
março
(6)
7 comentários:
Caro, colega
Concordo plenamente com Ladislau, quando ele preconiza a explosão atual do universo do conhecimento e das tecnologias correspondentes em diversos setores favoráveis do cotidiano do homem, porém, contribuo com ele que o repensamento está sim na escola lecionadora, mas sem esquecer da organização e também a articulação do conhecimento.
O principal desafio para a inclusão digital no cotidiano de nossas escolas é o descompasso entre a tecnologia e a educação.
Enquanto a primeira anda a passos largos, a última, está: "devagar quase parando"!Para que andem juntas é preciso vontade política.Enquato nossos parlamentares se preocuparem mais com seus intereses próprios do que com o futuro de nosso país,difícil será para ambas acertarém o passo.
Atecnologia por estar muito avançada a criança tambem acompanha esse avanço,só que os pais estão um pouco distante desta realidade por não estarem presentes com os filhos 24 horas,a mídia toma conta deste espaço,, e não é isso que os pais querem mais o convivio por eles não terem tempo o suficiente faz com que a criança se desenvolva muito rápido e sua capacidade de estarem no dialogo do dia a dia deixam os pais incapazes ou impossibilitados de tal dialogo, enquanto isso a midia ela mostra seu mercado eo que tem a oferecer e as crianças se direcionam para estta direção que as vezes não tem volta.
Concordo com Ladislau quando ele diz que hoje se tem muito mais necessidades de conhecimentos em diversas áreas e que ele percebe a grande dificuldade que nós professores temos em ter acesso á esses novos conhecimentos prar podermos transmiti-los aos nossos alunos á forma adequada de utilizar essas tecnologias.Ou seja ,uma precisa complementar a outra
Segundo Ladislau a escola tem que repensar o seu papel,que a escola precisa ser menos selecionadora.Realmente precisamos de uma escola voltada para um sentido mais amplo,organizadora de varios espaços para o saber,e a tecnologias da educaçao é uma delas.
Nós professores temos a necessidade de conhecer as novas tecnologias p/ sermos capazes de preparar cidadãos competentes p/ encarar uma vida moderna e competitiva. Mas esbarramos na dificuldade de termos acesso a essa ferramenta (computador) na escola, com certeza precisamos de uma escola menos lecionadora e mais prática no modo de ensinar.
Postar um comentário