sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC

terça-feira dia 29.09.2009 – Segundo dia: No Lied da escola o Formador deverá revisar a aula do dia anterior, acompanhar a entrada ou o acesso dos cursistas no ambiente de aprendizagem http://eproinfo.mec.gov.br/,para evitar problemas de troca de senha e sobrecarregar o administrador. Revisar o uso pedagógico das ferramentas,: agenda (mostrar o cronograma de atividades propostas para a unidade), aviso ( orientações sobre como estudar a distância), ou na ferramenta módulo - conteúdo do módulo. Explorar a ferramenta bate papo, diário de bordo, webmail, fórum. Biblioteca material do aluno, módulo conteúdo do módulo. Após a navegação, iniciar o procedimentos de interação criando um Fórum (interação assíncrona) de apresentação de boas vindas a turma, explicar aos cursistas a importância da ferramenta para o crescimento do grupo, como contribuir e como comentar a contribuição de um outro colega. Após solicitar ao alunos que elabore um texto sobre as suas expectativas sobre o curso e postar na ferramenta diário de bordo. Após cria um chat (interação síncrona) para ambientar os cursistas com esta forma de interação. Acessar novamente o cronograma para relembrar as atividades propostas a distância : diário de bordo e biblioteca.
Atividades: Fórum de Apresentação: Conhecendo a Turma.
Navegar no portal do professor, jornal do professoe e acessar a entrevista: Contextualização do Tema Tecnologia na sociedade, na vida e na escola. Ler entrevista de Maria Elizabeth B. de Almeida sobre o tema: Tecnologias trazem o mundo para a escola, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/journalContent.action?editionld=2&categoryld=8&contentld=37; Leitura Complementar: POZO, J. I A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento, disponível em http://www.diretoriabarretos.pro.br/patio_online2.htm; e MONTEIRO, A. A Interfaces digitais para a organização e representação do conhecimento, PUC Sp.

Nenhum comentário:

Seguidores

Arquivo do blog