PROFESSOR PRESENCIAL | PROFESSOR DA EAD |
* De mestre (que controla e administra as aulas). | * Para parceiro (prestador de serviços quando o aluno sente necessidade ou conceptor – realizador de materiais). |
* Só se atualiza em sua área específica; | * Atualização constante, não só de sua disciplina; |
* Passar do monólogo sábio de sala de aula; | * Para o diálogo dinâmico dos laboratórios, salas de meios, e-mails, telefone, etc; |
* Do monopólio do saber; | * À construção coletiva do conhecimento, através da pesquisa; |
* Do isolamento individual; | * Aos trabalhos em equipes interdisciplinares e complexas; |
Da autoridade; | * À parceria; |
* Formador – orienta o estudo e a aprendizagem, ensina a pesquisa, a processar a informação e a aprender... | * Pesquisador – reflete sobre sua prática pedagógica, orienta e participa da pesquisa de seus alunos... |
Essa analogia, nos remete a um novo papel para este professor, que diante da novas tecnologias, surge como “pesquisador”, o “mediador”, que poderá estar contribuindo com este aluno, tanto no estudo presencial quanto no estudo a distância.
E por fim, concordar com a assertiva que li no site “slideshare”, que diz assim: “a importância do papel do professor da Ead é muito maior do que se imagina. Ele é a “porta de entrada” num ambiente de aprendizagem a distância, onde se promove a construção do conhecimento, tendo um papel cooperativo, colaborativo e comunicativo,”
Um abraço!
Referencial bibliográfico
BELLONI, Maria Luiza. Educação à distância. 2ª edição. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.
http://www.slideshare.net/AnaPintoUab/o-papel-do-professor-em-ead-presentation acessado em 26/12/2010, ás 18:28h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário