NÚCLEO TECNOLÓGICO DO AMAPÁ-NTE
CURSO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA: TUTORIA EM EAD on line
FORMADORES: ANTÔNIO RANGEL COSTA & ALINE CERQUEIRA
CURSISTA: ANA CLÁUDIA SOARES DA SILVA
ETAPA I: A QUESTÃO DA TUTORIA
TURMA I - ATIVIDADE 3: CONCEITO DE TUTORIA ON-LINE
Para conceituar tutoria on-line, deve-se considerar que a Educação a Distância assim como todas as modalidades de ensino são alvo de incessantes construções e reconstruções pautadas em paradigmas educacionais que buscam inserir um maior percentual de profissionais em cursos de aperfeiçoamento visando qualificá-los para que possam melhorar seu desempenho e,consequentemente, auxiliem no processo de (re)construção e (re)democratização do ensino.
De acordo com o Professor Moran, “A EAD on-line, que utiliza tecnologias interconectadas, está contribuindo para superar uma imagem de individualismo, de que o aluno em EAD tem que ser um ser solitário, isolado em um mundo de leitura e atividades distantes do mundo e dos outros”. Isto posto, percebe-se quão significativo torna-se o trabalho a ser desenvolvido pelo tutor enquanto mediador, estimulador deste modo inovador de aprendizagem ao possibilitar um ambiente de construção,de descoberta mútua entre alunos e professores ao invés do mero repasse de conteúdos estáticos sem conexão com a realidade fática.
Lentamente o pensamento originário que concebia o tutor como um simples acompanhante do processo de aprendizagem vem cedendo espaço para o entendimento da figura do tutor enquanto articulador do acesso ao conhecimento pautado na construção colaborativa do saber.
Necessário se faz, para que a interação proposta pela EAD reflita uma aprendizagem qualitativa “(...) que o professor desenvolva competências de colaborador de aprendizagens e que possa respeitar as características e o tempo de aprender de cada aluno.”
De acordo, com pesquisa realizada por Ferreira e Lôbo, a palavra tutor tem etimologicamente origem no termo “(...) latim tútor,óris que significa guarda,defensor, protetor, curador, ou seja, aquele que exerce uma tutela, que ampara, protege, defende, é o guardião”.
Ainda, segundo as autoras, “(...) a palavra tutor tem sua origem no século XIII e possui diferentes significados de acordo com a área que está sendo empregada. Em Direito, tutor significa indivíduo que exerce uma tutela aquele que ampara e protege. Na Administração, tutor é quem ou o que supervisiona, dirige, governa. Para algumas instituições de ensino, tutor é o aluno a quem se delega a instrução de outros alunos. Também é possível encontramos na agricultura o significado de tutor como estaca ou vara que se enterra no solo para amparar uma planta de caule frágil, flexível ou volúvel”.
A guisa de conclusão momentânea, a tutoria on-line compreende a dinamização do processo educativo a partir da apropriação do saber não como verdades incontestes, mas, como uma construção coletiva sedimentada no conhecimento acumulado historicamente.
O conhecimento será significativo à medida que torna-se compreensível, clara, objetiva suas diferentes nuances e suas implicações e aplicações cotidianamente.
Para tanto, a EAD precisa de profissionais que sejam comunicativo, sensíveis, persistente, desafiador, companheiro com maior sensibilidade, intuição, senso critico e iniciativa. Que trabalhe de forma organizada, planejada e que a avaliação seja um instrumento constante da sua atuação.
REFERÊNCIAS:
http://www.ebah.com.br/a-formacao-do-tutor-online-pdf-a23911.html. A Formação do Tutor Online. Acessado em: 20 dez.2010.
http://www.ruped.com.br/mod/resource/view.php?id=5486. Mudanças que uma EAD está provocando na educação presencial. Acessado em:20 dez.2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário