terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Curso de Férias Tutoria On Line


Núcleo de Tecnologia Educacional do Amapá-NTE
Curso: Tutoria On Line
Multiplicadores: Aline e Rangel
Atividade3: Conceito de Tutoria On Line
Macapá, 26 de dezembro de 2010.

Ivana Raliene Paixão de Melo
A Educação à distância é uma modalidade de ensino cada vez mais presente no cenário educacional, essa modalidade de ensino exige a atuação competente do tutor. Enquanto na modalide presencial existe o professor para mediar o processo de aprendizagem, na EaD O tutor é o mediador e estrategista da aprendizagem, sobre essa questão Munhoz(2003) afirma: “Este profissional é aquele que irá criar os espaços onde os alunos poderão desenvolver sob sua orientação e colaboração o processo de construção individual do conhecimento”.
O espaço criado pelo tutor deve estar alicerçado em princípios básicos buscando: motivar o aluno a querer aprender sempre mais, interagir e esclarecer dúvidas, acompanhar as atividades, resolver problemas de comunicação de seus aluno.
Nesse contexto, o avanço da tecnologia no cenário educacional trouxe consigo a modalidade de Educação à Distância (EaD), nessa perspectiva a forma de ensinar e aprender também se modifica, é assim que acontece com a Tutoria On Line, onde a forma de ensinar e aprender se dá em ambientes virtuais de aprendizagem.
 Nos ambientes virtuais, encontra-se uma equipe pedagógica e de tutoria, recursos de materiais para desenvolver a aprendizagem podendo ser coletivas ou individuais; os colegas de curso. E nessa modalidade a construção do conhecimento deve ocorrer de maneira permanente em rede, com o apoio do tutor direcionando as atividades, tirando e esclarecendo dúvidas, também mantendo um contato constante e interativos com seus alunos, para que o aprendizado seja significativo e construtivo.
Referências:
www.eca.usp.br/prof/moran , acesso em 22/12/2010

Nenhum comentário:

Seguidores

Arquivo do blog