quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Curso de Férias Tutoria On Line


Núcleo de Tecnologia Educacional do Amapá
Curso : Tutoria On-line
Tutor : Antônio Rangel
Cursista : Vanúbia Furtado dos Anjos
ATIVIDADE 3: CONCEITO DE TUTORIA ON-LINE

A Educação a Distância no Brasil foi normatizada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996), pelo Decreto nº 2.494, de 10 de fevereiro de 1998 (publicado no D.O.U. de 11/02/98), Decreto nº 2.561, de 27 de abril de 1998 (publicado no D.O.U. de 28/04/98) e pela Portaria Ministerial nº 301, de 07de abril de 1998 (publicada no D.O.U. de 09/04/98). O Decreto 5.622, de 19 de dezembro de 2005, regulamenta o artigo 80 da Lei nº 9.394 e estabelece diretrizes e bases da Educação Nacional.
De acordo com o Decreto nº 5.622, de 19/12/2005, estabelece que:
A Educação a Distância caracteriza-se como uma “modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos”.
A primeira forma de educação a distância usava basicamente de mídias impressas, rádio e televisão, mas o aparecimento da internet e a disseminação das tecnologias de informação e comunicação em redes informatizadas ampliaram a infra-estrutura para o desenvolvimento do ensino a distancia on-line.
Neste contexto, os papéis tradicionais do professor, aluno e escola assumem outro significado. O professor-tutor assume uma postura diferenciada daquela conhecida historicamente.
Atualmente, encontram-se várias maneiras de se definir o termo tutoria. Ela pode ser entendida como uma ação orientadora global, chave para articular a instrução e o educativo. O sistema tutorial compreende, desta forma, um conjunto de ações educativas que contribuem para desenvolver e potencializar as capacidades básicas dos alunos, orientando-os a obterem crescimento intelectual e autonomia, e para ajudá-los a tomar decisões em vista de seus desempenhos e suas circunstâncias de participação como aluno.

Referências:

Nenhum comentário:

Seguidores

Arquivo do blog