quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Curso de Férias Tutoria On Line

Núcleo de Tecnologia Educacional do Amapá – NTE
Curso: Tutoria On Line (de Férias)
Multiplicadores: Aline Cerqueira & Rangel Costa
Etapa: 01 – A questão da tutoria no contexto da EAD.
Atividade: 03 (Biblioteca)
Data: 29 de Dezembro de 2010.
Tutoria Online: Conquistando espaço
Elza Lopes1
Desenvolver o ensino no ambiente virtual já não é novidade, muitos cursos já são desenvolvidos desde aperfeiçoamento até mesmo mestrados, etc. Orientar estes cursistas cabe a um profissional devidamente qualificado, ou seja, a tutoria on line tem que ser levada a sério uma vez que este profissional tem ter conhecimentos de informática, conhecer e saber utilizar softwares importantes na construção das atividades, conhecer o ambiente onde se desenvolve os cursos, a metodologia dos cursos e principalmente saber lidar com cada situação de forma adequada, objetivando uma constante relação e conexão entre os participantes, formando assim uma rede de informações de qualidade que favoreça a todos que estão diretamente ligados ao curso.
A necessidade de interação em EAD é a base de todo o processo, portanto cabe ao tutor facilitar essa interação entre aluno-aluno, aluno-tecnologia, aluno-conteúdo, aluno-professor, e aluno-monitor. Então vale ressaltar Moran quando diz:
“Um bom curso, presencial ou a distância, depende, em primeiro lugar, de termos educadores maduros intelectual e emocionalmente, pessoas curiosas, entusiasmadas, abertas, que saibam motivar e dialogar. Pessoas com as quais valha a pena entrar em contato, porque dele saímos enriquecidos.”
Com estas características de curso um tutor impreterivelmente deve facilitar a pesquisa, a troca e a produção conjunta. Essa preocupação toda com a interação em ambientes virtuais surgi pelo fato de que não existe um sala de aula única, ou seja, cada aluno desenvolve seu horário e local de estudo, podendo navegar por diversos lugares da internet a procura de manter e enriquecer seus objetivos enquanto cursista, e nesse caminhada não deve se sentir isolado ou perder o rumo no curso. Esse processo de interação e
1 Professora pedagoga, aluna do curso Tutoria Online - NTE
colaboração é que vão garantir ao aluno transformar informações em conhecimento. E como coloca Prado: “Nestas situações de aprendizagem, o aluno pode vivenciar um processo de ação reflexiva, de articulação com a prática, de depuração e de (re) construção do conhecimento.”
Portanto sejam estas interações síncronas ou assíncronas o uso das ferramentas dos ambientes virtuais devem ser relacionadas, interligadas, oportunizando um feedback em cada pensamento inacabado, por isso “cabe ao professor dar vida, ou seja, dinamizar o seu uso com os alunos.” (Prado)
A tutoria on line tem todas estas concepções a cerca de atribuições citadas no texto, facilitando assim o processo de ensino e de aprendizagem no ambiente virtual.
Referencial
ACCORSSI, Aline e JAEGER, Fernanda Pires. Tutoria em Educação a Distância. In.: www.abed.org.br/publique
FLEMMING, Diva Marília [et al]. Monitorias e Tutorias: Um trabalho cooperativo na educação a distância. In.: www.abed.org.br/publique
MORAN, José Manuel. O que é um bom curso a distância? In.: http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2002
PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito. Educação a distância: os ambientes virtuais e algumas possibilidades pedagógicas. In.: http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2002

Nenhum comentário:

Seguidores

Arquivo do blog