quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Curso de Férias Tutoria On Line


Núcleo de Tecnologia Educacional - NTE
Curso: Tutoria On Line
Multiplicadores: Aline & Rangel
Atividade: 3
Tema: Texto - Sub-tema: Conceito de Tutoria On-Line
Aluno: Glauco Rogério Gonçalves Dias

As palavras tutor e tutoria, são conhecidas da comunidade em geral, se fizermos enquetes sobre quem é o tutor e, do que trata a tutoria, com certeza, até os mais leigos terão condições de, através de seus conhecimentos básicos, de responder a estas perguntas, por quê?, ora, logo o que vem é a imagem daquela pessoa com poderes para dar apoio e se responsabilizar por determinada pessoa ou grupo de pessoas que, no momento estariam incapazes de tomar atitudes por si só, essa era a imagem do tutor como se conhecia.
Com o advento da modernidade e, tudo o que as tecnologias vem trazendo para nós que, estamo inseridos num mundo globalizado, onde tudo o que foi criado há uma hora atrás já é passado e, com a necessidade de estarmos cada vez mais próximos do conhecimento disponível, assim, surge a carência de um novo modelo educacional com características particulares, talvez a mais instigante é a ausência do físico. Existem diversos exemplos de ambientes virtuais de aprendizagem desenvolvidos pelo mundo, destaca-se o Learning Space da Lotus IBM, o WebCT desenvolvido pela Universidade de British Columbia / Canadá e o Webfuse da universidade australiana Central Queensland University. No Brasil merece destaque o trabalho desenvolvido pela Universidade Federal de Pernambuco com o Projeto Virtus, o ambiente desenvolvido pelo Laboratório de Ensino a Distância da Universidade Federal de Santa Catarina - LED/UFSC e o ambiente desenvolvido pela UVB.
 Com a criação das redes sociais (chat, fórum, e-mail, blog’s, etc...), onde quatro paredes deixam de existir e, nesse instante se abre um mundo novo para o virtual, Cunha Filho, Neves e Pinto (2000) afirmam que "um ambiente virtual não é apenas um meio de difusão, mas uma plataforma de comunicação na qual projetamos intervenções através de representantes cibernéticos (nicknames, avatares ou nós mesmos)." Então, precisamos interagir com as mídias existentes, pois a sociedade está em constante processo de evolução e há toda uma estrutura a sua volta, assim, se molda um conhecimento que precisa ser difundido.
A educação se modifica a todo o momento, vimos que há a necessidade de se estar em constante comunicação e, para isso, precisamos das mais diversas ferramentas disponíveis, para que todo um processo criado com o intuito de se transmitir e receber informações individuais, sejam em conformidade, formatadas em um conhecimento coletivo adequado à nossas necessidades. Cunha Filho, Neves e Pinto (2000) destacam características de um website pedagógico para ser considerado como um ambiente virtual de aprendizagem. Tem-se características relacionadas com a comunicação, o registro de documentos, o acesso, a socialização e a geração de inteligência coletiva.
Nesse contexto, surge a necessidade de se ter o tutor como mediador entre escolas e alunos, entre corpo docente e discente. Desta forma, não devemos confundir o trabalho do professor formador com a função do tutor, onde o primeiro desenvolve ações específicas a determinada disciplina, enquanto que o tutor estará em contato com as demandas oriundas de outras disciplinas, abrindo um leque extenso entre teorias e buscando alternativas que possam estar em conformidade com a assimilação dos conteúdos propostos e, consequentemente, ele será aquele que estará incentivando e convidando a exploração do “novo”.
Esse profissional criará expectativas para a contrução dos mais diversos conteúdos a serem construídos em ambientes virtuais e, que serão difundidos no dia-a-dia do mundo ao qual fazemos parte. É preciso que este profissional, esteja preparado para atuar com responsabilidade, dentro do papel que lhe foi conferido, com capacidade de intervir nas mais diversas situações: agindo como mediador de ações a serem tomadas e, participando com eficácia da resolução de situações problemas, para que seus alunos tenham condições de executar as mais diversas tarefas a serem cumpridas. Neder (2000) discute a tutoria como uma orientação acadêmica e ressalta que durante o processo de acompanhamento o tutor precisa estimular e motivar o aluno, além de contribuir para o desenvolvimento da capacidade de organização das atividades acadêmicas e de auto-aprendizagem.

Assim como na monitoria, o atendimento ao aluno de forma ágil e competente é importante para a manutenção do mesmo em cursos a distância. A falta de informações ou a demora em responder perguntas formuladas pelos alunos pode comprometer todo o processo ensino-aprendizagem e pode, muitas vezes, até levar o aluno à desistência.Desta forma, entende-se que o tutor, é fundamental para que todo o processo de ensino-aprendizagem, enteja em conformidade com o que todos os que estão inseridos, possam ter condição de participar efetivamente da contrução do conhecimento a ser disseminado.
  
Referências
 http://www.educatica.net/debates/pal_8.php; http://tecendoumaredepedagogica.blogspot.com/ Bernhoeft, Rosa Elvira Alba de, Mentoring, Gente (2001) "http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_Tutorial_Inteligente
BELLONI, M. L. Educação a distância. São Paulo: Autores Associados, 1999.
CUNHA FILHO, P. C., NEVES, A. M. e PINTO, R. C. O Projeto Virtus e a Construção de Ambientes Virtuais de Estudo Cooperativo. In: MAIA, C. (org.). Ead.br: educação a distância no Brasil na era da Internet. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2000.
NEDER, M.L.C. A orientação acadêmica na educação a distância: a perspectiva de (re)significação do processo educacional. In: PRETI, O. Educação a Distância: construindo significados. Brasília: Plano, 2000.
UNIVERSIDADE VIRTUAL BRASILEIRA. Preparação de Professores Autores e Tutores para Educação a Distância. São Paulo: Rede Brasileira de EAD LTDA, versão 2, 2000.
RIBEIRO, José Carlos S. e JUCÁ, Vládia Jamile. Hipertextualidade e Cultura Contemporânea.Disponível em: . Acesso em: 20 de março de 2001.

Um comentário:

rejanne disse...

Boa Tarde Colega!!!
Sua postagem é muito pertinente, quando mostra que as funções de um professor tutor vai além de ser um mediador entre alunos e seu aprendizado, mas além disso busca construir mesmo à distancia um relacionamento baseado na responsabilidade pelo aprendizado desse aluno.
Um abraço!!!
Rejanne

Seguidores

Arquivo do blog