Núcleo de Tecnologia do Amapá – NTE
Curso: Tutoria On-Line
Tutor: Rangel Costa
Aluno: Fábio Ramon
Conceito de Tutoria On-Line
A tutoria na educação atualmente se apresenta com um molde diferente das suas origens, especialmente com o surgimento das Tecnologias de Informação e Comunicação, aonde o tutor tem um papel mais dinâmico em relação aos tutores das chamadas tecnologias tradicionais como os materiais impressos, o rádio e a televisão. Conforme Ferreira & Lôbo, “Contudo, atualmente com a utilização das TIC seu papel não é mais esse. Hoje ele precisa ser mais comunicativo, ter maior sensibilidade, mais intuição, um senso critico mais apurado e mais iniciativa”.
O que se tem percebido que diversas produções acadêmicas tem surgido com a intenção de oficializar funções para a tutoria on-line, observando-se que a um consenso geral que o tutor exerce um papel fundamental na relação de interatividade com o seu público alvo que são os alunos que optam em fazer cursos virtuais.
Outro ponto, no que diz respeito as atividades da tutoria é a caracterização de um ser dinâmico, pautado em um conjunto de características que são necessárias para o funcionamento do sistema Ead, e para a construção da aprendizagem dos alunos. A partir disso o Tutor tem que ser um agente educacional que se encarrega de propiciar aos alunos autonomia, motivação para a interatividade aluno-tutor, aluno-alunos, aluno-professor, provocador de discussões e reflexões sobre as temáticas oportunizadas, incentivador da construção do conhecimento, interdisciplinador, flexível, compreensível, conhecedor de conteúdos, didático, além de ter conhecimento técnico do processo da Ead.
Referências
Disponívelem:<www.unisinos.br/_diversos/congresso/sbc2005/_dados/anais/anais/pdf/arq0207.pdf> Acessado em: 27 dez. 2010.
Disponível em <http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/088-TC-C2.htm> Acessado em: 26 dez. 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário