terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Curso de Férias Tutoria On Line

Núcleo de Tecnologia Educacional do Amapá – NTE
Curso de Tutoria On Line
Multiplicadores : Aline & Rangel
Atividade: texto - Tema: Texto - Subtema: Conceito de Tutoria on line
Macapá- AP, 03de janeiro de 2011.


Autor: Edilene Fernandes Góes

Tutoria : um novo fazer pedagógico educacional
A tutoria vinculada a Educação a Distância direciona a um novo pensar sobre como ter uma postura comunicacional mais dinamizada e sem fragmentação de saberes, mas com interação e construção de conhecimento de maneira interdisciplinar na maneira de gerar conhecimento.
Sendo assim, a educação on-line, precisa ser cercada de mais debates nacionais, sobre sua importância e como está sendo direcionada a modalidade a distância, para tentar não separar o fazer do saber, visto que a função do tutor se reduz a “produção e distribuição dos conteúdos e materiais que são separadas do acompanhamento do processo de aprendizagem não permitindo a intervenção crítica dos sujeitos envolvidos” (OKADA; DOS SANTOS). Assim há uma separação de quem seleciona os materiais didáticos de quem terá que estudá-lo. Tais abordagens na visão de Okada e Dos Santos, devem levar a um novo modo de perceber o currículo em rede, o qual
exige a comunicação interativa onde saber e fazer transcendem as atitudes burocráticas que separam quem elabora, quem ministra, quem tira dúvidas, quem administra o processo da aprendizagem e quem recebe os pacotes de informações. Em suma, é preciso investir na formação de novas competências comunicacionais capazes de promover aprendizagem na EaD não subutilizando seus recursos tecnológicos. (OKADA; DOS SANTOS)
Tal redimensionamento permite focar a prática de EaD , como interdisciplinar, envolvendo especialistas trabalhando juntos com o professor tutor e o aluno “tanto no processo de criação dos materiais e conteúdos até o uso dos mesmos no processo de ensino/aprendizagem.”(OKADA; DOS SANTOS).
Isto proporcionará a construção coletiva do conhecimento baseado na comunicação interativa interdisciplinar, na qual participam professores, administradores, professores, pesquisadores, tutores, monitores e profissionais da área técnica e cursistas que podem ser autores e co-autores do conhecimento e do processo de aprendizagem. Pautando-se essa ação “no movimento da transformação “com” o outro, da interdependência, da co-construção e colaboração, do questionamento e da busca, da ação e reflexão, da atitude e pensamento visando o desenvolvimento individual e coletivo. “(OKADA; DOS SANTOS).
Para isto, é preciso que os espaços virtuais de aprendizagem desenvolvam sujeitos que busquem o sucesso do indivíduo e do coletivo, em que haja “o diálogo, a troca de experiências, a discussão, a reflexão crítica de informações compartilhadas, a articulação de diversos ângulos e sentidos, a desconstrução e reconstrução de novos conhecimentos.” Neste foco o sistema de tutoria na Educação a Distância tem por responsabilidade a mediação da aprendizagem, cabendo ao “tutor acompanhar as atividades discentes, motivar a aprendizagem, orientar e proporcionar ao aluno condições de uma aprendizagem autônoma.” ( DE SOUZA; SPANHOL; LIMAS; CASSOL)
Dessa forma, o tutor torna-se um orientador da aprendizagem do aluno solitário e isolado, cujo perfil deve conter competências e atuar nas dimensões: educativa, tecnológica e comunicativa, tais como:
• Saber lidar com os ritmos individuais diferentes dos alunos;
• Apropriar-se de técnicas novas de elaboração do material didático impresso e do produzido por meios eletrônicos;
• Dominar técnicas e instrumentos de avaliação, trabalhando em ambientes diversos daqueles já existentes no sistema presencial de educação.
• Ter habilidades de investigação;
• Utilizar técnicas variadas de investigação e propor esquemas mentais para criar uma nova cultura, indagadora e plena em procedimentos de criatividade. ( DE SOUZA; SPANHOL; LIMAS; CASSOL)
É nesta perspectiva que se situa a ação tutorial, proporcionar ao educando a satisfação de suas necessidades educativas, a orientação acadêmica, acompanhamento pedagógico e avaliação da aprendizagem. Portanto, a EaD exige que o tutor tenha a prática de orientar, mediar e ajudar os alunos.
Neste processo, o tutor educador precisa ter “maturidade emocional, capacidade de liderança, bom nível cultural, capacidade de empatia, cordialidade e ser um “bom ouvinte”, ( DE SOUZA; SPANHOL; LIMAS; CASSOL) para que a relação tutor-aluno seja construtiva. Isto demonstra que o tutor deve possuir “habilidades de comunicação, competência interpessoal, liderança, dinamismo, iniciativa, entusiasmo, criatividade, capacidade para trabalhar em equipes etc. “( DE SOUZA; SPANHOL; LIMAS; CASSOL) para que o processo de tutoria possibilite a auto-aprendizagem.
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Referência Bibliográfica
DE SOUZA, CARLOS ALBERTO; SPANHOL, FERNANDO JOSÉ ; LIMAS, JEANE CRISTINA DE OLIVEIRA; CASSOL , MARLEI PEREIRA. Tutoria na Educação a Distância. In resumo científico, 2004. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/088-TC-C2.htm acessado em 2010-12-23.
Okada, Alexandra Lilavati Pereira; Dos Santos Edméa Oliveira. Articulação de saberes na EAD: por uma rede interdisciplinar e interativa de conhecimentos. In artigo científico. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2003/docs/anais/TC11.htm .Acessado em 2010-12-23.

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