quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Palestra sobre Inteligência Coletiva - Pierre Levy

Internet: Pierre Lèvy fala sobre inteligência coletiva para público da Zona Sul
Por: Camila Weinmann
camilaw@diariopopular.com.br

“Quem aqui ainda não está no Twitter? Pois deveriam…” Assim o pesquisador francês Pierre Lèvy iniciou a palestra sobre inteligência coletiva na manhã desta segunda-feira (15). Na Universidade Federal do Rio Grande, o auditório do Centro de Integração e Desenvolvimento Costeiro e Oceânico (Cidec-Sul) esteve lotado de estudantes e profissionais interessados no tema. A atividade marcou a abertura da segunda Semana da Ciência da Informação, que vai até sexta.
A criação de uma linguagem universal para organizar o conhecimento disponível no espaço virtual é o eixo principal da teoria apresentada pelo professor. Ele defende que até 2015 deverá haver um sistema coordenado para direcionamento de conceitos e ideias, o que chama de rede de metadados. “Estes dados são seriam físicos ou materiais, como hoje são, e sim semânticos.”
Após remontar a evolução histórica da comunicação, desde a criação do alfabeto até a informatização, Lèvy destacou o período atual como a era da memória digital: o conhecimento disponível na web é acessível de qualquer parte do globo. “Hoje temos pessoas indexando e catalogando pontos de vista na internet, seja em blogs ou em redes sociais, mas as instituições, escolas e universidades não foram planejadas para esta situação. Uma forma de organização precisa ser criada.”
Apresentados à sociedade em 1950, os computadores são definidos por Lèvy como máquinas baseadas na transformação de dados e memorização. Já a internet, que se tornou pública em 1980, é apenas um protocolo capaz de criar comunidades virtuais. A web sim, desde 1995 nos revelou um “hipertexto global”, que gera conexão entre endereços (links), convergência multimídia e um ambiente propício à colaboração.
Na sequência desta evolução, o próximo passo seria a criação da chamada “esfera semântica”, a língua capaz de catalogar a inteligência coletiva automaticamente. “Nossas línguas naturais não foram criadas para a manipular dados digitais e ainda são um obstáculo na interconexão propiciada pela web.”
Consagrado internacionalmente pelas pesquisas no campo da cibercultura, Pierre Lèvy é professor do Departamento de Comunicação da Universidade de Ottawa (Canadá). Realiza estudos sobre inteligência coletiva, gestão do conhecimento e teoria da comunicação. Mais detalhes: http://www.diariopopular.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?id=3¬icia=15265; acessado em 19.01.2011, às 09:23 hs.

Nenhum comentário:

Seguidores

Arquivo do blog