quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Curso de Férias Tutoria On Line

Núcleo de Tecnologia Educacional – NTE
Curso: Tutoria OnLine
Multiplicadores: Aline & Rangel
Atividade: Avaliação em Ambiente OnLine.
Aluno: Rejanne do Socorro Freire Evangelista


Segundo SARAIVA “Entendemos avaliação como um processo sistemático de levantamento e interpretação de informações capazes de fundamentar um julgamento de mérito e valor de um objeto, com o propósito de mantê-lo, melhorá-lo ou substituí-lo”.
A avaliação é bastante discutida no ensino presencial onde existe escolas que se dividem em tradicional, tecnicista, libertadora e progressista, já no ambiente OnLine da educação a distancia esse processo é novo e a avaliação depende do planejamento metodológico do tutor ou do plano político pedagógico da instituição, não existe nada predeterminado e cada tutor depende da políticas educacionais existente na instituição adequando sua forma de avaliação, com isso cada curso ministrado tem alguns itens que são comuns a todos, mas com características pessoais de cada tutor e sua maneira de avaliar seguindo conceitos próprios como: interatividade do aluno com o tutor e os outros alunos, entrega de trabalho no prazo, relevância da contribuição no ambiente OnLine, participação em todas as atividades planejadas dentro do ambiente de aprendizagem e por fim a autonomia do aluno em relação ao seu aprendizado.
Estudar e desenvolver metodologias a serem empregadas na avaliação a distância e que possibilitem avaliações mais dinâmicas e interativas é um desafio, pois embora o avanço da modalidade a distância no sistema educacional, formas de avaliação inovadoras que se adaptem a este modelo são quase inexistentes.
Por isso, é necessário fazer um planejamento de acompanhamento individual do aluno em todas as etapas do ensino-aprendizagem, tendo no final do curso um mapa fiel do conhecimento produzido pelo mesmo, dando condições ao professor-tutor de avaliar e emitir um valor ao conhecimento adquirido.
REFERENCIA:
http://www.senac.br/informativo/bts/213/2103032045.pdf: acessado em 05.01.2011 às 18:35h

Nenhum comentário:

Seguidores

Arquivo do blog