segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Curso Tutoria OnLine

Núcleo de Tecnologia Educacional
Curso: Tutoria Online
Professores: Antonio Rangel Costa e Aline Cerqueira
Aluna: Heloisa Helena A. Pereira
Etapa 1: Atividade 3: Conceito de Tutoria online

Conceito de Tutoria Online


São muitos os avanços na Educação ao longo dos anos, entre eles o crescimento da educação a distância onde temos os ambientes virtuais de aprendizagens (AVA), que são programas de computador desenvolvidos para oferecer um ambiente que possibilite a realização de atividades de ensino- aprendizagem à distância, são também conhecidos como sistemas de gerenciamento de cursos (SGC). Com destaque neste cenário para a importância da Tutoria online e o relevante papel do tutor, com suas competências e habilidades para gerenciar turmas e alunos na modalidade à distância, sendo responsável pelo processo de mediação pedagógica tornando assim ilimitadas as possibilidades de construção do conhecimento pelos alunos.
"O  tutor  constitui   um elemento dinâmico  e  essencial  no  processo  de ensino aprendizagem,  oferecendo  aos estudantes  o suporte cognitivo, metacognitivo, motivacional, afetivo e social para que estes apresentem um desempenho satisfatório ao longo do curso. Deverá, pois,  ter participação, ativação em todo o processo.  Por isso, é importante  que se estabeleça uma vinculação dialogal  e  um  trabalho de parceria entre o tutor, o professor/ especialista e equipe pedagógica. Isso valorizará a figura do tutor, garantirá a qualidade do ensino oferecido e servirá de exemplo aos alunos ao ver ser posto    em prática o processo  pedagógico e  educativo  intencionalmente proposto no desenho curricular do curso”, (PRETI, 1996).
Portanto o tutor deve possuir alguns requisitos profissionais importantes entre eles estar sempre atualizado no que se propõe a fazer e em consonância com o conteúdo pedagógico a ser trabalhado e as normas da instituição, alem de exercer uma postura de construção cotidiana do conhecimento com os alunos, onde seu papel é amparar, conduzir e encaminhar o aluno durante todo o processo: curso, capacitação, especialização etc., além de algumas caracteristicas pessoais importantes na mediação pedagogica em EAD que são: Boa comunicação, criatividade, liderança e iniciativa para realizar com sucesso o trabalho de facilitador na aprendizagem de alunos sob sua tutoria, pois alem do interesse dos alunos participantes é fundamental o incentivo do tutor para o sucesso de todos.
“O professor-tutor atua como mediador, facilitador, incentivador, investigador do conhecimento, da própria prática e da aprendizagem individual e grupal” (Almeida, 2001).
Finalizando, o papel do tutor hoje é o de promover a realização de atividades e apoiar os alunos na realização das mesmas, e não apenas mostrar respostas corretas, oferecer novas fontes de informação e comunicação, mas favorecer sua compreensão guiando e orientando para a promoção de uma compreensão e construção do conhecimento, e estas são responsabilidades e habilidades do professor no século XXI tanto no ambiente presencial ,quanto do tutor na modalidade de Educação à distância.
Referencias
LEITE, Ligia Silvia. Tecnologia Educacional: descubra suas possibilidades na sala de aula. 3ª ed. Revista e atualizada. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
acesso em 23/12/2010.
acesso em 26/12/2010.
acesso em 27/12/2010.

Nenhum comentário:

Seguidores

Arquivo do blog