quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Curso de Férias Tutoria On Line

Núcleo de Tecnologia Educacional – NTE/AP
Tutores: Rangel Costa e Aline Cirqueira
Aluno: Fábio Ramon


Avaliação no Sistema da Educação à Distância
A avaliação sempre foi um instrumento de intensas discussões no ensino formal caracterizada pelas várias facetas das escolas pedagógicas que embutiram um modelo de avaliação segundo as suas formulações teóricas, que se perpetuam até hoje. Aquela pergunta constante entre pedagogos e educadores: O que avaliar? Como avaliar? Temas de constantes debates involuncrados no processo da avaliação.
Agora com o surgimento e a dissipação da Educação à Distância nos remete a mesma questão: O que avaliar? Como avaliar? Alguns estudiosos da temática da Educação à Distância colocam as seguintes questões: por inúmeras razões, um professor na modalidade a distância não pode avaliar o aluno apenas através de testes e trabalhos. Assim, a avaliação na educação a distância deve empregar diversos meios, estar à disposição do aluno, orientar o aluno e, certamente, não deve medir apenas quantidades ou refletir apenas um momento pontual.
Acredita-se, portanto, que o processo avaliativo é importante para a construção do conhecimento do aluno, seja na educação presencial, seja na educação à distância, porém, o instrumento de avaliação não deve ser colocado apenas como meio mensurável, punitivo, detector de erros, mas sim consistir em uma prática educativa contextualizada, flexível, interativa, presente ao longo do curso, de maneira contínua e dialógica (Freire, 1975 citado por Gómez).
Para Santos, “a avaliação entendida como uma ação pedagógica necessária para a qualidade do processo ensino-aprendizagem”. No entanto, na Educação à Distância pode ser percebida como um fator essencial na participação efetiva do aluno na constante motivação da tutoria para a construção do conhecimento dos atores envolvidos no Ensino à Distância .
Referência
Disponível em: http://www.pgie.ufrgs.br/webfolioead/biblioteca/artigo6/artigo6.html. Acessado em: 12 jan. 2011.
Gomez, Margarita Victoria. Avaliação Formativa E Continuada Da Educação Baseada Na Internet. Disponível em: http://www.abed.org.br/antiga/htdocs/paper_visem/margarita_vitoria_gomez.htm. Acessado em: 12 jan. 2011.
SANTOS, João Francisco Severo. Avaliação no Ensino a Distância. Disponível em: http://www.rieoei.org/deloslectores/1372Severo.pdf. Acessado em: 12 jan. 2011.

Nenhum comentário:

Seguidores

Arquivo do blog