segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Curso de Férias Tutoria On Line

Núcleo de Tecnologia Educacional- NTE/Marco Zero
Curso: Tutoria On-line
Formador: Antonio Rangel Costa e Aline Cerqueira
Aluna: Heloisa Helena A. Pereira
Etapa 2: Atividade-2 :Registros/Avaliação
Período: 05 a 17/01/2011.


Como avaliar, acompanhar as atividades propostas em um Plano de Trabalho.
A Educação à distância esta sendo vista a cada dia no cenário Nacional por muitos estudiosos, como a renovação da educação mediante o desenvolvimento integral do aluno que esta se inserindo num processo dinâmico de transformação social, ou seja, ambiente sócio-econômico-cultural, com novas formas de ensinar e aprender através da EAD. Onde o conhecimento deve ser cada vez mais democratizado através das ferramentas de produção e expressão, possibilitando assim uma ação critica e transformadora. Porem algumas características devem ser evidenciadas, onde o professor/tutor/formador, deve possuir o domínio do fazer pedagógico, pois este domínio vai determinar sua relação com o conhecimento, as novas tecnologias e ferramentas de produção,expressão,autoria,avaliação,etc., a serem utilizadas.
Portanto nesse sentido o planejamento das atividades pedagógicas deve ser feito levando - se em conta o conhecimento prévio dos alunos, os objetivos e competências a serem atingidos na construção do conhecimento. Dai a importância do bom acompanhamento das atividades propostas nos cursos à distância, e estas devem constar no planejamento dos professores/tutores para as atividades nos ambientes virtuais, com a utilização de diversas ferramentas como: fóruns, webmail, chats, postagens de arquivos de textos, arquivos de imagens, blogs, registros no diário de bordo, alem de alguns encontros presenciais quando possível.
Porem para um bom acompanhamento e boa avaliação, diversificando as formas de produção e apropriação do conhecimento, permitindo assim aos alunos a utilização desta diversidade de meios, formas, expressão e troca de diferentes saberes na construção uma ação critica e transformadora do conhecimento, é que se faz necessário o mapeamento das atividades, produções e participações realizadas pelos alunos através de alguns critérios previamente estabelecidos, para uma avaliação justa de seu desempenho e de acordo com os conteúdos, as propostas e os princípios pedagógicos a serem utilizados e definidos pela instituição que ofertará o curso em conjunto com professores/tutores/formadores, portanto esta é a dinâmica da rotina da tutoria para o sucesso de um bom curso a distância, onde o tutor é fundamental, pois é ele quem acompanhara constantemente as atividades realizadas pelos alunos.
Referências:
Gomez, Margarita Victoria. Avaliação Formativa E Continuada Da Educação Baseada Na Internet. Disponível em:
< http://www.abed.org.br/antiga/htdocs/paper_visem/margarita_vitoria_gomez.htm> acesso: 14/01/ 2011.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. Referenciais de Qualidade para a Educação Superior a Distância. Disponível em: acesso 14/01/2011.

Nenhum comentário:

Seguidores

Arquivo do blog