sábado, 15 de novembro de 2008

Artigo de Opinião

Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
Curso : Formação Continuada em Mídias na Educação II - 2008
Módulo: Impresso Gêneros Textuais
Tutoria: Antonio Rangel
Cursista : Rita de Cássia Duarte de Freitas[1]
Biblioteca: Produção de Texto Individual: Resenha/Artigo

Produção de Texto

A seleção de Gêneros textuais escolhidos para essa atividade, tanto na mídia impressa como na mídia online, foram Artigos Jornalísticos e de Opinião.

Os gêneros Artigos Jornalísticos e Artigos de Opinião partem do mesmo princípio: “A INFORMAÇÃO”.

Qualquer fato é motivo para se escrever um artigo. A diferença é que um artigo jornalístico proporciona uma visão mais ampla do assunto e pode apresentar interpretações e opiniões do autor, muitas vezes baseadas em estatísticas, depoimentos e comparações. E o artigo de opinião representa o posicionamento do autor frente ao fato.

Um artigo é elaborado a partir de uma coleta de dados, de uma reportagem, composto ou não de conjunto de subgêneros tais como: foto, gráfico, legenda.

A OPINIÃO do autor do artigo pode ser notada de forma implícita em alguns recursos lingüísticos gramaticais como o uso de adjetivos que são índices de subjetividade de um texto.

Há um trabalho de argumentação que além de sustentar a opinião, fornece dados ao leitor. O artigo transita pela ciência, comportamento, política, economia, cultura entre outros assuntos. Por isso a informação (objetividade) sobrepõe à opinião (subjetividade).

Em qualquer artigo tanto na mídia impressa como na mídia on-line. Podem-se destacar os seguintes recursos:

· Recursos lingüísticos textuais agregados à informação: fatos históricos, dados numéricos, estatística, conceitos, definições, citações de autoridade (polifonia), gráficos, box informativo, imagens...

· Recursos lingüísticos gramaticais: classes gramaticais: substantivos, adjetivos, verbos em 1ª ou 3ª pessoa, tempos verbais, pronomes, conjunções, advérbios... concordâncias e regências verbais e nominais.

· Recursos lingüísticos expressivos: figuras de linguagem (metáfora, hipérbole, personificação, aliteração...), pontuação e interjeições.
ARTIGO JORNALISTICO

Construção de shopping vai gerar mais de três mil empregos no Amapá

Com informações do Amapá Gardem Shopping. (Foto: Lee Swain)

Mais de três mil empregos para os amapaenses em menos de dois anos. Trata-se da implantação do Amapá Garden Shopping, iniciativa que marca a entrada definitiva do Estado na rota de empreendimentos de shoppings de nível mundial.
De acordo com o presidente da TencoCBL, Eduardo Gribel, só durante as obras serão ofertados mais de 1.900 empregos. Os investimentos são da ordem de 40 milhões de reais. A inauguração está prevista para 2010.
O presidente da Tenco ainda informa que será utilizada a mão-de-obra local, sendo estudada a realização de parceriais com o Senac para qualificar os candidatos às vagas e, que em seguida serão automaticamente contratados para atuar no empreendimento.
Participam do empreendimento empresários amapaenses ligados ao Grupo Seama e ao Grupo Bento Pereira. "O Amapá precisa de um investimento como esse, que além de fomentar o desenvolvimento do comércio, gera oportunidades de emprego aos amapaenses, melhorando a qualidade de vida a população" - declara Daniele Scapin, do Grupo Seama.
Extraído do site: www.zonadozico.blogspot.com
ARTIGO DE OPINIÃO

Servidores estaduais do Amapá participam de capacitação sobre gestão de convênios
Em atenção à solicitação do Fórum Nacional de Representantes dos Estados em Brasília – FONARE, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – MP, promoveu o “Curso de Capacitação no Sistema de Gestão de Convênios (SICONV)”, para servidores da administração estadual, em parceria com o Serpro/DF.
A capacitação aconteceu em Brasília, no período de 28 a 30 de outubro, das 08h às 12h e das 14h às 18h, no Laboratório 3-A, da Escola Nacional de Administração Pública - ENAP.
O evento aconteceu com exposição de temas como o Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse SICONV, o funcionamento do Portal de Convênios e Nova Legislação de Convênios, apresentados pelos técnicos José Antônio de Aguiar Neto e Ana Maria Vieira Santos Neto, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
O Coordenador de Projetos da ADAP, Asiel Leite Araújo, ressalta a importância do curso. "O Curso de Capacitação no Sistema de Gestão de Convênios tem como objetivo orientar a gestão governamental para assegurar o efetivo controle do patrimônio público”. “A iniciativa do FONARE tem o intuito de capacitar os técnicos dos Estados para operar a nova ferramenta de descentralização de recursos do Governo Federal e garantir celeridade e transparência dos processos de convênios na celebração, na liberação dos recursos e na prestação de contas dos convênios", afirma o coordenador.
Atualmente, o Governo do Estado do Amapá, encontra-se devidamente credenciado e cadastrado no Sistema Siconv, apto a realizar o cadastramento de propostas/plano de trabalho junto aos Ministérios, com vistas à captação de recursos federais.

SICONV e Portal

O Siconv é um sistema do governo federal para controlar os repasses de recursos da União para os Estados, Municípios e para as Organizações Não-Governamentais (ONGs).
O SICONV e o Portal foram legalmente instituídos pelo Decreto nº 6.170, de 25 de julho de 2007, que dispõe sobre as normas relativas às transferências de recursos da União mediante convênios e contratos de repasse. A Portaria Interministerial nº 127, de 29 de maio de 2008, estabelece normas para a execução do disposto no Decreto nº 6.170.
Com isso, desde 1º de setembro de 2008 as transferências voluntárias de recursos do Tesouro Nacional passaram a ser realizadas para os entes públicos e entidades privadas credenciadas no Portal de Convênios do governo federal: http://www.convenios.gov.br.
As informações disponibilizadas no Portal permitem aos órgãos concedente, convenente, de fiscalização e controle, e a população o gerenciamento on-line de todos os convênios cadastrados, desde a celebração até os convênios firmados pela União com Estadose Municípios, bem como com as Organizações Não-Governamentais (ONGs).
O SICONV é mantido pelo Ministério do Planejamento e todos os atos relacionados a convênios - credenciamento dos entes públicos e ONGs, celebração, liberação de recursos, acompanhamento da execução do projeto e da prestação de contas - serão realizados por intermédio do portal.

Release elaborado por Rita Duarte a ser publicado no site: www.adap.ap.gov.br. 07 de novembro de 2008
[1] O autor(a) é aluno(a) do Curso de Formação Continuada em Mídias na Educação – Ciclo Intermediário II – Ministrado pela UNIFAP.

Nenhum comentário:

Seguidores

Arquivo do blog