sábado, 15 de novembro de 2008

Retirantes

Universidade Federal do Amapá
Curso: Formação Continuada em Mídias na Educação
Tutor: Antonio Rangel Costa
Aluna: Maria Áurea dos Santos do Espírito Santo[1]
Módulo: Intermediário III - Turma: B

A obra “Retirantes” do pintor Cândido Portinari, é uma obra que retrata a realidade de uma família nordestina que sai de seu torrão em busca de novas perspectivas de vida, uma vez que seu lugar fora tomado pela seca. A mesma nos leva a pensar na questão da migração em conseqüência dos problemas sociais. Segundo Portinari, refleti a seca que atingiu o Nordeste e trouxe grandes conseqüências aos camponeses.
Revela a sensação de tristeza, de falta de perspectiva, o efeito de fraqueza, sofrimento, subnutrição, seres próximos a esqueletos. Ele pinta urubus sobrevoando, procurando alimentos, carne de pessoas e animais mortos. Além de mostrar pedras e ossos num chão sem fertilidade.
Os personagens da tela muito magros. Uma das crianças possui barriga grande. Estão mal vestidos e carregam poucos objetos. Uma das mulheres carrega uma trouxa na cabeça e um dos homens, um pedaço de pau e um saco amarrado nele. O senhor mais velho, provavelmente tem dificuldade de se locomover e seus rostos retratam a tristeza, incerteza e angustia.
O pintor se refere aos retirantes, expressos em algumas de suas obras. Os desposados de tudo, do trabalho, da vida, têm apenas a morte, como o expressa através de sua obra.
Referência:
Cloder Rivas Martos e Joana D’arque G. Aguiar. Viver e aprender português – 4ª série – 7. ed. Reform. – SâoPaulo: Saraiva, 2002.
[1] O autor(a) é aluno(a) do Curso de Formação Continuada em Mídias na Educação – Ciclo Intermediário II – Ministrado pela UNIFAP

Nenhum comentário:

Seguidores

Arquivo do blog