Universidade Federal do Amapá
Curso: Formação Continuada em Mídias na Educação Intermediário II
Tutor: Antônio Rangel
Aluno (a): Eliana Márcia Néri de Oliveira[1]
Atividade: Resenha crítica Turma: B Módulo Impresso.
Macapá, 09/11/2008
Titulo da matéria: Machado de Assis para todas as idades
Nessa reportagem de capa, o autor Anderson Moço demonstra a possibilidade de trabalhar textos clássicos com alunos das séries iniciais, afirmando que desde cedo os alunos podem sim aprender literatura de qualidade, já que “o papel da escola é o de possibilitar o acesso à ficção de qualidade de forma prazerosa”.
Segundo o autor, os personagens como Bentinho, Capitu, Brás Cubas entre outros de Machado de Assis podem se tornar conhecidos. Ao contrário que muita gente pensa é possível contar com enredos, artigos que agradam os pequenos e jovens leitores.
Para ele a obra machadiana é extensa e inclui uma série contos perfeitamente compreensíveis do 3º ano em diante, com linguagem bem dinâmica, rica em ironia que prende atenção das classes do 6º ao 9ºano.
Essa possibilidade de trabalhar textos clássicos é muito interessante, permite estabelecer vínculos com as gerações anteriores e se integrar à cultura. Mas o grande desafio é saber como trabalhar esse material em sala de aula. Daí um ponto de destaque da matéria.
A identificação dos personagens com o leitor, uma característica dos clássicos machadianos é excelente ponto de partida. Para o autor um dos meios para seduzir os alunos, é por meio da exibição de vídeos das histórias do autor, e o mais importante é contar à relação que tem com a obra. E mais ler trechos dos quais possa falar com paixão e entusiasmo, mostrar amor pelas histórias.
Há também proposta de atividade didática em classe, com indicação de obras a ser trabalhada conforme a faixa etária. Enfim, é muito bom contar com o apoio desse tipo de matéria para estimular e incentivar os alunos a conhecer textos literários brasileiros de qualidade.
Referência Bibliográfica
MOÇO, Anderson. Nova Escola. IN: “Machado de Assis para todas as idades”. São Paulo: Abril, ed. 215, set, 2008. P.46-53.
[1] O autor(a) é aluno(a) do Curso de Formação Continuada em Mídias na Educação – Ciclo Intermediário II – Ministrado pela UNIFAP.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Seguidores
Arquivo do blog
-
▼
2008
(28)
-
▼
novembro
(24)
- Gêneros Textuais
- Rotina
- Artigo de Opinião
- Artigo de Opinião
- Resenha
- Formando Leitores Autores
- Artigo de Opinião
- A Leitura
- INSTITUIÇÃO: Universidade Federal do AmapáCURSO: F...
- Retirantes
- Você é um professor digital?
- ARTIGO DE OPINIÃO: A NOTICIA
- ARTIGO DE OPINIÃO: A NOTICIA
- Artigo de Opinião
- Artigo de Opinião
- Produção Textual
- Leitores em Potencial
- Universidade Federal do Amapá
- Gêneros Textuais
- Resenha Crítica
- EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS: Novos Rumos nos aspe...
- UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁFormação Continuada e...
- Texto: Áurea Silva
- Percebe-se nos últimos anos um significativo avanç...
-
▼
novembro
(24)
Nenhum comentário:
Postar um comentário