sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Gêneros Textuais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO – 2007
TUTOR: ANTONIO RANGEL COSTA
CURSISTA: RAIMUNDA FRANCILENE DINIZ[1]
TURMA: B ATIVIDADE :4
MÓDULO: INTERMEDIARIO
DATA: 07 DE NOVEMBRO DE 2008.

O tema sobre os gêneros textuais para mim tem sido um suporte que sustentabiliza ainda minha prática. Nas minhas atividades funcionais na Secretaria Municipal de Educação , quando faço inspeção pedagógica com os professores enfatizo sempre a necessidade de trabalhar os gêneros textuais na sala de aula porem faz-se necessário que os professores façam o uso dos gêneros textuais desenvolvendo métodos educacionais que facilitem a aprendizagem dos alunos, aprender a ler e escrever. Os gêneros textuais deste a sua antiguidade é retomada pela tradição da critica literária que classifica as produções escritas segundo certas característica, formais como: poesia, romance etc. noção esta que é estudada pela lingüística contemporânea por disciplinas com analises textuais. Diante dos vários critérios dos gêneros, os mesmos podem apresentar a homogenia . a semiótica analise do discurso textuais. “A diversidade do ponto de vista mostra a complexidade dos gêneros envolvidos denominações que alguns falam de “gêneros de discursos” e outros falam de” gêneros de textos” e outros de “ tipos de textos”.
Sabemos que o gênero textual é importante para uma boa interpretação e produção de texto. Essas condições de produções determinam o vocabulário, a estrutura do texto como um todo. A estrutura sintática o tom ( mais ou menos formal) e, até mesmo o tipo de código que utiliza apenas textos acompanhado de imagem, gráfico etc. por isso a noção do gênero textual é importante para uma boa interpretação e produção de textos, pois a estrutura do texto é determinada, em grande parte, pela situação de comunicação, quem escreve, com intuito e que tipo de suporte ( radio, papel, TV, internet.
Neste módulo podemos estudar os gêneros textuais e discursos, os quais nos trouxe grandes suporte para podermos a utilizar em nossas vidas em convívio na sociedade, seja nos pontos de trabalhos, nas escolas com nossos alunos. Como podemos observar a importância destes gêneros na comunicação em nosso dia-a-dia.
Neste módulo conseguimos perceber a importância dos gêneros textuais no nosso fazer pedagógicos falando restritamente aos colegas que atual com a educação, principalmente com alunos em sala de aula, onde estão diretamente ligados aos gêneros textuais, seja os materiais impressos ou a tecnológica (televisão, radio, Internet..), mas que de qualquer forma estão direta ou indiretamente ligado com esses gêneros textuais lingüísticos ou escrito.
Sabe-se do quanto a interpretação e produção de textos estão ligados aos gêneros textuais, aqui destaca-se a fundamental importância de trabalhar esses gêneros com os alunos em sala de aula, principalmente alunos do ensino fundamental da séries iniciais, onde eles irão perceber sua ligação com qualquer tipo de textos, facilitando sua interpretação ou criação de textos, seja: poemas, versos, drama, suspense, romance.
Como podemos analisar no período deste módulo, que nós professores que atualmente estamos inserido na construção de novos conhecimentos, construções de idéias com alunos de diversos tipos de aprendizagem cultural, isso é um grande suporte para se trabalhar dentro de sala de aula, valorizando suas raízes culturais suas histórias seus conhecimentos prévios, e dentro desta gama de suporte identificar os gêneros e sua respectivas características textuais.


[1] A autora é aluna do Curso de Formação Continuada em Mídias na Educação – Ciclo Intermediário II – Ministrado pela UNIFAP.

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