sábado, 1 de novembro de 2008

Percebe-se nos últimos anos um significativo avanço nas Tecnologias da Informação e da Comunicação - TIC’s[1] permeando todos os setores da sociedade, caracterizada como sociedade da informação e do conhecimento, modificando os ambientes de trabalho e requisitando um profissional com qualificação adequada para manusear e utilizar esses novos recursos tecnológicos o que, por sua vez, vem sustentando o sucesso de modernas corporações.
Assim, para atuar em novos ambientes equipados com essas tecnologias o profissional deverá ter acesso à capacitação permanente para manusear os equipamentos e usufruir das informações e saberes, transformando-os em novos conhecimentos, o que faz a diferença em um mercado veloz e cada vez mais exigente.
As formas de acesso às informações proporcionadas pelas Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação vêm modificando o âmago da sociedade, dando status e poder às sociedades que as detêm. A informação passa a ser a matéria-prima básica que vai alimentar a sociedade capitalista em que vivemos. A democratização das TIC’s deve ser repensada e discutida quanto ao seu papel de acesso à informação por determinadas camadas da sociedade.
Com isso, e por sua importância histórica, a escola passa a ser o local mais adequado para a discussão crítica sobre a democratização e o acesso a essas tecnologias através da formação, preparando os cidadãos que nela vivem para serem inseridos nesta sociedade global.

Nas sociedades contemporâneas, (de economia globalizada quanto ao capital, mas localizada quanto ao trabalho) a importância dos meios de comunicação e, mais recentemente, das tecnologias de informação é muito grande em todas as esferas da vida social, com conseqüências claras para os processos culturais, comunicacionais e educacionais. (BELLONI, 2005, p.32).
[1] Chamam-se de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) as tecnologias e métodos para comunicar surgidas no contexto da Revolução Informacional, "Revolução Telemática" ou Terceira Revolução Industrial, desenvolvidas gradativamente desde a segunda metade da década de 1970 e, principalmente, nos anos 1990. A imensa maioria delas se caracteriza por agilizar, horizontalizar e tornar menos palpável (fisicamente manipulável) o conteúdo da comunicação, por meio da digitalização e da comunicação em redes (mediada ou não por computadores) para a captação, transmissão e distribuição das informações (texto, imagem estática, vídeo e som). Considera-se que o advento destas novas tecnologias (e a forma como foram utilizadas por governos, empresas, indivíduos e setores sociais) possibilitou o surgimento da "sociedade da informação". Alguns estudiosos já falam em sociedade do conhecimento para destacar o valor do capital humano na sociedade estruturada em redes telemáticas.

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