sábado, 15 de novembro de 2008

Gêneros Textuais

Universidade Federal do Amapá - UNIFAP
Formação Continuada em Mídias na Educação
Módulo intermediário II / Mídia Impressa
Tutor: Antônio Rangel Turma: B
Cursista: Vera Lúcia Ricardo Pinheiro[1]

Gêneros textuais são fenômenos históricos fruto do trabalho coletivo, vinculados à vida cultural e social. Portanto, são eventos lingüísticos sócio-discursivos plásticos, que além de se caracterizarem por três elementos: conteúdo temático, estilo e construção composicional, também apresentam características comuns, como visão geral da ação à qual o texto se articula, tipo de suporte comunicativo, extensão, grau de literariedade, por exemplo, existindo em número quase ilimitado, dentre os quais podemos citar o bilhete e a piada.
De acordo com Bakhtin os gêneros podem ser primários e secundários. Aqueles surgem de situações cotidianas e privadas, com traços de oralidade fortemente presentes na escrita, dos quais podemos citar o bilhete. Ao passo que os secundários, próprios das esferas públicas, são muitas vezes re-elaborações dos gêneros primários escritos, marcados profundamente por estruturas formais e textuais, tais como a resenha e os artigos científicos.
Dessa forma, a preocupação didática com métodos para alfabetizar, priorizando técnicas, ou a discussão sobre condutas e modelos textuais para criar o hábito de ler são comportamentos comuns que afastam o leitor do livro e o prazer de ler da escola. um ponto a ser valorizado pelos professores para estimular a leitura seria a utilização dos generos, como por exemplo a Carta que nos dias atuais está meio esquecida, mas que não perdeu o seu valor, no que tange a variedade lingüística, que poderá favorecer a prática da leitura.
Um leitor competente só pode constituir-se mediante uma prática constante de leitura de texto de fato, a partir de um trabalho que deve se organizar em torno da diversidade e textos que circulam socialmente. (PCN s, 1997, p. 84).


[1] O autor(a) é aluno(a) do Curso de Formação Continuada em Mídias na Educação – Ciclo Intermediário II – Ministrado pela UNIFAP.

Nenhum comentário:

Seguidores

Arquivo do blog