sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Produção Textual

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
Formação Continuada em Mídias na Educação II
Tutor: Antônio Rangel
Cursista:Edivan Machado Costa[1]
TURMA B Atividade 4
Módulo: Material Impresso / Gêneros Textuais
08 de Novembro de 2008.

PRODUÇÃO TEXTUAL

Com as tecnologias e as mídias disponíveis, percebe-se que a realidade das escolas de hoje está longe de acompanhar o desenvolvimento dos meios de comunicação que sofre transformações de forma acelerada, a abrangência dos gêneros textuais estão muito alem daqueles normalmente trabalhados em sala de aula como; o estilo web, os hipertextos, a mídia on line que deslumbra com as diversas formas de possibilidades.
O professor tem a função de promover ao aluno uma leitura critica, interpretativa e exercer a leitura de mundo para que possa compor suas idéias de forma elaborada utilizando as mídias, demonstrando a importância da imprensa na aprendizagem e fazer com que ele relacione o conhecimento escolar à própria vida, estabelecendo conexões entre os conteúdos e o que eles observam no dia-a-dia. Ler é um procedimento fundamental, o contato com diversos gêneros, literários e informativos, faz com que o aluno aprenda a buscar informações em várias fontes e possam constituir-se como leitores e produtores de textos.
Nas práticas de leitura e produção textuais torna-se completamente difícil se ter uma compreensão clara dos textos sem levar em consideração os conhecimentos prévios do contexto e o gênero textual, permitindo-lhe empenhar-se na realização consciente de um trabalho lingüístico que realmente tenha sentido para si.
[1] O autor(a) é aluno(a) do Curso de Formação Continuada em Mídias na Educação – Ciclo Intermediário II – Ministrado pela UNIFAP.

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