sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Resenha Crítica

Universidade Federal do Amapá.
Curso: Formação Continuada em Mídias na Educação II.
Tutor: Antonio Rangel Costa.
Cursista: Josenilda Vilhena da Costa[1].
Turma: B Data: 09 de Novembro de 2008.
Ciclo Intermediário. Módulo: Material Impresso: Gêneros Textuais.
Atividade IV – Produção de Texto: Resenha Crítica

Após ter realizado alguns trabalhos na escola e também neste Curso de Formação Continuada em Mídias na Educação com a Revista Recreio resolvi produzir este texto. A Revista Recreio é uma Mídia Impressa publicada semanalmente pela Editora Abril. Seu público alvo são crianças a partir dos sete anos de idade, de preferência que já sabe ler e escrever.
Recreio chama a atenção principalmente porque traz em suas matérias textos e desenhos, o aspecto visual com seu colorido impressiona bastante. A linguagem adequada ao público estimula a leitura. Os textos não são longos e a escolha dos temas tem participação dos leitores que por meio de cartas ou correio eletrônico enviam perguntas, desenhos e sugestões.
A Revista é composta por dez sessões sendo elas: curiosidades, teste, na TV, túnel do tempo, fique ligado, games, pesquisa escolar, passatempo, mão na massa e Rock animal. Apresenta também, Quadrinhos Rockanimal. Finaliza com passatempo (Jogos), seu espaço (Correio) e Tirinhas (para rir).
Conheci essa Revista por meio de meu filho de nove anos, aluno da 4ª série do Ensino Fundamental. Interessei-me pelo fato da atenção que ele dava e ainda dá para a Revista. Ele as lia do início ao fim. Comentava comigo as curiosidades, fazia e ainda faz alguns testes, conta às piadas que são colocadas nas Tirinhas, enfim, fui contagiada, comecei a ler e descobrir que poderia realizar alguns trabalhos na escola a partir delas. Percebi dentre outras coisa que poderia contribuir valiosamente para incentivar a leitura e produção de textos (Escrita).
Outro diferencial desta Mídia Impressa é a possibilidade do Leitor organizar um material de apoio para atividades escolares ou mesmo curiosidades. Este ano, no primeiro semestre a Editora distribuía juntamente com cada exemplar, fascículos de uma Enciclopédia (de 248 páginas) com uma série de Reportagens, desenhos e textos sobre Dinossauros e da Vida Pré – Histórica. Neste semestre, a distribuição está sendo sobre: O Mundo em nossas mãos Planeta Terra, a cada Revista vêm páginas contendo reportagens, depoimentos de especialistas, artistas, etc., sobre vários temas como: A Água no Planeta, Aquecimento Global, Efeito estufa, etc. Ao final da distribuição teremos uma Enciclopédia de Ecologia (de 256 páginas) que será um valioso recurso. Estes materiais são fantásticos e contribuem para ampliar os conhecimentos não só das crianças, mas também dos adultos.
Porém, vou registrar um ponto desfavorável em relação à Revista. É o custo, R$ 9,95 (Nove reais e Noventa e Cinco Centavos), cada exemplar, confesso que não é um valor acessível. Principalmente, porque a publicação é semanal. Calculando o custo mensal teremos em média que disponibilizarmos 4 x 9, 95=39,80 por mês. Se calcularmos durante um ano... é melhor não fazer isso! Uma boa saída é optar pela assinatura anual uma vez que a editora garante 30% de desconto e às vezes até parcela.
Sinceramente vale a pena, é um investimento muito bom e com retorno garantido em casa e na escola, tanto na leitura quanto na escrita. Meu filho, por exemplo, desde que começou a ter acesso disponibiliza menos tempo para a televisão, empresta as revistas para colegas da escola e da rua, tenho gostado disso.

Referências:
Revista Recreio. Ano 9. Número 452 – 06/11/2008. Aventura á Vista
w.w.w.revistarecreio.com.br
[1] A autora é aluna do Curso de Formação Continuada em Mídias na Educação – Ciclo Intermediário II – Ministrado pela UNIFAP.

Nenhum comentário:

Seguidores

Arquivo do blog