terça-feira, 4 de novembro de 2008

Texto: Áurea Silva

Universidade Federal do Amapá
Formação Continuada em Mídias na Educação II
Tutor: Antonio Rangel
Cursista: Áurea Célia Nunes Silva[1]
Turma: B Atividade IV
Módulo: Impresso


Produção de Texto

Enquanto caminhamos para o desfecho da primeira década do terceiro milênio, raros setores da Sociedade mantêm estruturas e conceitos básicos tão parecidos com os de meados do século passado quanto à educação. Na era da tecnologia e da informação, há tempos não somos mais os mesmos, mas ainda aprendemos como os nossos pais – ao menos nas escolas. Sentadas em carteiras enfileiradas, de frente para o quadro negro, crianças anotam em seus cadernos e ouvem o professor reproduzir histórias tiradas de livros que já saem desatualizados das gráficas. Em um paradoxo com as sensações e oportunidades oferecidas pelo universo multimídia exterior, o entusiasmo dentro da maioria das salas de aula lembra o de um funeral. Na escola de hoje as crianças não tem desejo e os desejos dos professores não são respeitados. Anular isso é acabar com a possibilidade de mudança de uma sociedade. A preocupação com o aumento do abismo social do País faz com que os educadores defendem a revisão do papel da escola e a conseqüente atualização dos métodos educacionais como única maneira de evitar que uma grande parcela das crianças comprometa seu desenvolvimento pessoal. É preciso balancear o conhecimento básico histórico das disciplinas com exercícios que propunham soluções para os nossos problemas atuais e futuros. Abraços!
[1] A autora é aluna do Programa formação Continuada em Mídias na Educação – Ciclo Intermediário II – ministrado pela Universidade Federal do Amapá.

Um comentário:

MinelvaReis disse...

Oi fessor...estive lendo o texto da Áurea e achei bem interessante. Muito boa essa idéia de divulgar as contribuições dos colegas. Abraços!!!

Seguidores

Arquivo do blog