sábado, 15 de novembro de 2008

INSTITUIÇÃO: Universidade Federal do Amapá
CURSO: Formação Continuada em Mídias na Educação
TUTOR: Antônio Rangel
CURSISTA: Miguel do Socorro Rodrigues da Gama
TURMA: B ATIVIDADE: 4 (RESENHA/ARTIGO)
MÓDULO:Material Impresso: Gêneros Textuais- Intermediário
Macapá-AP, 09 de novembro de 2008

GLOBALIZAÇÃO, FATOR QUE LEVA O ALUNO A SER ALIENADO E EXCLUÍDO DO MUNDO DA LEITURA.

MIGUEL DO SOCORRO RODRIGUES DA GAMA[1]
Miguel_gama2007@hotmail.com

Neste mundo globalizado em que estamos inseridos, onde afeta principalmente a classe de baixa renda, excluída e marginalizada, sem perspectiva de futuro, pois, a grande maioria está alijada do processo social, político, econômico e cultura da sociedade. Essa é uma realidade inelutável.
Esses sistemas selvagens de mercado, que visa os lucros excessivos, que favorece somente os empresários, banqueiros, comerciantes, os quais têm os meios de produção, que oprimem e escravizam os que têm a força do trabalho, os operários, que trabalham dia-a-dia para conseguir o sustento de sua família e tentar dar um futuro digno aos filhos. Portanto, ainda vivemos numa sociedade que a maioria está distante do que queremos e pretendemos, que é no mínimo acordar pela manhã e ter o direito às refeições básicas e também o direito do material escolar para ir a busca do conhecimento e lutar por dias melhores.
Além disso,os governos federal, estadual e municipal são omissos por não implantarem de fato políticas públicas, no sentido de minimizar ou até mesmo de resolver os problemas cruciais daqueles que estão fora da sala de aula, deixando-os totalmente alienados , sem expectativas de galgar o seu espaço na sociedade. Ficando assim, longe de qualquer leitura informativa sem refletir e pensar criticamente sobre a realidade em estar inserido.
Portanto, cabe a nós professores, mudar esse quadro caótico de opressão e submissão da classe de baixa renda e proporcionar o desenvolvimento do senso crítico e da cidadania, em que eles possam fazer valer os seus direitos através da LDB e participar das decisões social, políticas e cultural, tendo em vista à sua transformação. Enfim, compromisso de despertar nos discentes o senso crítico, propondo alternativas de mudanças através do viés da leitura.Só assim, construiremos uma escola de qualidade, com a participação de todos, sem exclusão social.

[1] O autor(a) é aluno(a) do Curso de Formação Continuada em Mídias na Educação – Ciclo Intermediário II – Ministrado pela UNIFAP

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