UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
Formação Continuada em Mídias na Educação II
Tutor: Antônio Rangel
Cursista: Lierge Neves da Fonseca[1]
Atividade 4: Biblioteca
Módulo: Material Impresso / Gêneros Textuais
Laranjal do Jari/ AP, 04 de novembro de 2008.
Análise comparativa do gênero textual / Artigo de Opinião
Os meios de comunicação, nos últimos anos, sofreram várias transformações no que tange à produção e à distribuição de conteúdo, mas principalmente focando abrangências diferenciadas de público. Antes a limitação tecnológica, principalmente, não permitia que seu poderio fosse tão forte quanto hoje. Porém, com o desenvolvimento das novas tecnologias e com as mudanças na economia e na política, atualmente, percebe-se que representam muito mais que o quarto poder.
O estilo web ganha força para mudar toda a intensidade de transmissão das informações e das cobranças empresariais em países de economia global. Portanto, existe uma cobrança maior para que nenhum veículo perca força em relação a outro.
Todas as grandes publicações – e até mesmo as pequenas – já possuem uma versão eletrônica e muitas delas com conteúdo exclusivo e interativo. O aprofundamento da notícia por meio de hipertextos, atualização permanente, convergência de conteúdos e formatos e a possibilidade de personalização do noticiário são vantagens do jornalismo digital. As revistas e jornais aderiram a essa nova mídia também com o intuito de aumentar sua renda, por meio dos formatos digitais de publicidade e venda de assinaturas das versões impressas.
Essas constatações geram certo vislumbramento dessa fatia da mídia on line no fenômeno que chamamos de “comunicação de massa”, e consequentemente, repercutindo também na mídia impressa, de modo a favorecer a compreensão, interação e análise do produto.
Em se tratando de mídia impressa e on line destaco artigo de opinião, de acordo com as seguintes critérios:
GÊNERO TEXTUAL
Artigo de Opinião (título)
Ex-assessor defende governo Bush e diz que presidente não foi o pior da história
Batman é Bush, defende artigo no 'Wall Street Journal'
MODALIDADE DISCURSIVA
Narrar / Argumentar
Expor / Argumentar
SUPORTE DO TEXTO
Jornal
Jornal
AMBIENTE DISCURSIVO (INSTITUIÇÃO)
Mídia on line
Mídia on line
INTERAÇÃO VERBAL ENUNCIADORES
Autores e leitores
Escritor e leitor de jornal
[1] A autora é aluna do Programa de Formação Continuada em Mídias na educação Ciclo Intermediário II, ministrado pela Universidade Federal do Amapá.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Seguidores
Arquivo do blog
-
▼
2008
(28)
-
▼
novembro
(24)
- Gêneros Textuais
- Rotina
- Artigo de Opinião
- Artigo de Opinião
- Resenha
- Formando Leitores Autores
- Artigo de Opinião
- A Leitura
- INSTITUIÇÃO: Universidade Federal do AmapáCURSO: F...
- Retirantes
- Você é um professor digital?
- ARTIGO DE OPINIÃO: A NOTICIA
- ARTIGO DE OPINIÃO: A NOTICIA
- Artigo de Opinião
- Artigo de Opinião
- Produção Textual
- Leitores em Potencial
- Universidade Federal do Amapá
- Gêneros Textuais
- Resenha Crítica
- EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS: Novos Rumos nos aspe...
- UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁFormação Continuada e...
- Texto: Áurea Silva
- Percebe-se nos últimos anos um significativo avanç...
-
▼
novembro
(24)
5 comentários:
A aluna está de parabéns, descreveu com clareza o "poder" da mídia na atualidade, cada vez mais pessoas tendo acesso as novas tecnologias. Sueli I.C.Siqueira
Muito bom Lierge! Seu texto é claro, coeso e informativo.
Que mais pessoas possam enxergar a mídia como o instrumento que é, apropriando-se da real finalidade a que esta tecnologia enseja: a ética.
Parabéns!!! Diana - Serra/ES
Tia Lila, você está de Parabéns!!
Definiu muito bem o poder da mídia.
Estais escrevendo cada dia melhor.
obrigado pelo apoio e pelas suas colocações sobre a mídia. beijos
Silvan Cardoso
Colega parabéns pela produção, realmente as mídias impressas, on line e as demais mídias, são na atualidade ferramentas pedagógicas que visam dar suporte para o desenvolvimento de uma educação de qualidade. Valeu!!!
Parabenizo a colega Lierge pela excelente produção e vamos em frente com este trabalho de investimento nas mídias, sejam elas impressas ou on-line como recurso que pode melhorar significativamente o trabalho na sala de aula.
Postar um comentário